De face em face, a população guairense oferece a outra face pra bater.


Quem ouviu na sexta feira, 2º de outubro, das 11:00 ás 12h20, o programa “Linha Aberta” da rádio Alternativa, deve ter ficado muito preocupado com a fala do vice-prefeito, Edvaldo Donizete de Moraes. Daqui a pouco eu relembro a infantil frase dita por ele no final do programa. Mas durante o programa de entrevistas, é claro, a população foi democraticamente ouvida. Através de questionamentos gravados (onde as pessoas eram devidamente identificadas) e ligações feitas pelos munícipes, o vice-prefeito ficou meio que surpreso, pois o mesmo (acredito eu) não esperava ouvir tamanha indignação por parte da população guairense. Um dos ouvintes (pergunta gravada, mas ele se identificou) que teve a oportunidade de fazer o seu questionamento fez a seguinte declaração: “... as pessoas estão chamando você Edvaldo de Guarda Mirim do prefeito José Carlos Augusto...”. Ficando claro que a insatisfação é por causa da atual política: “eles fingem que faz e fingem que nós acreditamos”. E as indignações não pararam por ai não: entre gravações e ligações o vice-prefeito passou por uma verdadeira sabatinada popular. Foram feitos vários questionamentos sobre a saúde, transportes universitários, casas populares, prefeito e o chefe de gabinete que não atende a população, situação de tubulação de água, buracos, entre outros assuntos pertinentes a prefeitura. Dentro de uma visão política e coerente, eu tenho que concordar que o vice-prefeito até que ele se saiu bem. Ele até enfatizou algumas conquistas do município. Mas não convenceu (a administração passada foi citada quase o tempo todo para se esquivar da responsabilidade) a população, principalmente, no final do programa quando o vice-prefeito teve a infelicidade (alguns dizem que faltou preparo) de falar a seguinte frase: “...Pra quem acha que Guaíra esta tão ruim assim, que mude daqui. Ninguém é obrigado a morar em Guairá!”.
Apesar desse equivoco por parte do vice-prefeito, nós guairenses temos que demonstrar amadurecimento nessa hora, ou seja, agir com muita calma nesse momento difícil. Temos que refletir, principalmente, entendendo que o vice-prefeito não tem culpa no sentido de tentar acalmar as coisas. Até mesmo porque o comandante principal, o prefeito José Carlos Augusto, foi até os meios de comunicação (faltou experiência no sentido de administrar) e disse que o ano de 2010 vai ser um pouco pior. É por isso, que nós, devemos entender que o vice-prefeito é um guairense também. É por isso, que nós, devemos agir no sentido de construir uma Guaíra cada vez melhor para se viver. Como? Fazendo os sensatos questionamentos! E tentar ajudar o prefeito da melhor maneira possível (lembra: seja um Secretário Voluntário?!). E vamos agir com o coração guairense que temos e não com a razão política vista pela turma do bem, que não somos! Os fatos por si só, já demonstram como anda a razão municipal vista por eles.
Agora eu faço o seguinte questionamento: você eleitor ou você eleitora, é isso, que você espera ouvir do seu vice-prefeito? Independentemente de sua resposta, lembre-se, que o vice-prefeito faz parte de um contexto político e partidário.
Para finalizar: gostaria de parabenizar a coragem e a atitude do Cícero Duarte. Ele que é o apresentador do programa Linha Aberta, demonstrou mais uma vez, que ele não tem cumplicidade com partido algum, e sim, com a NOSSA GUAÍRA. Parabéns Cícero Duarte. Continue nessa linha!

Adeir Alves
Educador Físico
www.nossaguaira.com
nossaguaira@gmail.com

Comentários