O sujo, o mal lavado e quem paga?

Por José Pugliesi de Oliveira Neto
Não é das melhores a situação de alguns políticos de nossa cidade. Nas últimas semanas dois ex-prefeitos foram condenados e o ponto alto da sentença foi a perda dos direitos políticos por cinco anos. Mesmo sendo em primeira instância e muitos possam não considerar isso tão grave, a improbidade administrativa fica clara em ambos os casos.
Temos então, um momento importante para nossa reflexão. É necessário fazermos um rápido retorno ao passado para impedir que os Santos do Pau Oco apareçam e roubem a cena.
Estando dois dos principais políticos de nossa cidade inelegíveis, resta deixar o crédito de bom moço para quem? Para nosso atual prefeito, quem sabe? Claro que não.
Nosso atual prefeito, quando presidente da Câmara, foi condenado a devolver uma boa quantia aos cofres públicos. Também quando prefeito na sua belíssima passagem de um ano, nove meses e quinze dias pelo executivo, teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Foi salvo graças aos fiéis companheiros (vereadores da época), caso contrario estaria “sem saída”. Se isso não fosse tudo, ainda corre na justiça o famoso processo da compra de oxigênio, que algum dia será julgado.
Resumindo a situação destes três políticos é bem parecida: quem não é sujo, esta mal lavado, e quem paga por todas essas irresponsabilidades é a população.
Em meio a tantas declarações de um lado e o silêncio de outro; o que prevalece em evidência é a tática usada pelo prefeito, que vou atribuir ao filosofo alemão Shopenhauer: “O que não tem razão, empurra o outro para uma posição incomoda.”
A boa noticia é que não devemos nos preocupar, pois tudo isso é um bom sinal. Significa que nossa cidade precisa imediatamente de novos políticos. Parece cedo para falar sobre isso, mas não é. Um ano de administração do Bem, foi o suficiente para quem tem uma visão de futuro perceber que as coisas não vão evoluir muito.
Oitenta milhões já se foram e dá pra sentir que a máquina administrativa não conseguiu sair do lugar. Vamos ficar patinando até quando?
O recado já foi dado pelo vice: “pra quem acha que Guaíra ta tão ruim dessa forma, mude daqui, não é obrigado morar em Guaíra.” Ou seja, vai ser do jeito que eles querem, não do jeito que o povo acha que precisa ser.
Infelizmente não estou sendo pessimista ao extremo, é apenas a realidade avaliada a partir de fatos reais. Se nesse ano o prefeito ficou viajando, o ano que vem ele vai ficar por conta de receber os candidatos a deputado, senador, etc.; enquanto a população fica jogada à sorte de receber alguma verba do governo do estado ou do governo federal esperando assim que alguma coisa aconteça.
Brasileiro tem memória curta, mas é necessário começamos avaliar os históricos nebulosos de nossos políticos e pensar em novas lideranças. Alguém que tenha realmente um perfil diferenciado, caso contrario vamos ficar mais dez anos vivendo no atraso.

José Pugliesi de Oliveira Neto.

Comentários