Família o ECA e a Escola

Por Evaldo Gabriel
Devemos observar que a cada dia temos que nos basear no ECA, para que possamos ter uma cidade mais justa criando programas sociais que vem de encontro a comunidade em geral.
A nível federal, deputados federais e senadores já legislaram através do Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelecendo normas gerais. O princípio da política de atendimento é o da municipalização. Então, seria mais interessante e adequado que os municípios, através de programas em regime de orientação e apoio sócio-familiar (Artigo 90 do Estatuto), elaborassem seus próprios manuais, orientando a população, as famílias e os indivíduos sobre os mecanismos de garantia de direitos e proteção que devem ser estabelecidos também em nível municipal. Devemos levar em conta, também, que só a leitura do Estatuto não é suficiente para garantir á efetivação de direitos. Em primeiro lugar, porque a maioria das pessoas precisaria de orientação para a leitura (é só observar que muitos advogados e outros profissionais do direito muitas vezes descumprem regras claras e explícitas do Estatuto). Em segundo lugar, porque só a criação de programas no município vai garantir á quem precise tenha acesso aos meios e serviços para atender suas necessidades.
Com a volta as aulas e muito comum alguns problemas corriqueiros acontecer mas acredito precisamos urgentemente criar no município um projeto social para que nos finais de semana as famílias possam vir a escola para ter um dia com acompanhamento com a direção da escola e assistente social psicólogo, e outros que vão poder esta trabalhar na estruturação .A criação de um projeto voltado em trazer a família a escola juntamente com as crianças deve se feito em conjunto com as secretarias trabalhando junto (educação esporte cultura e setor de desenvolvimento social) em fim, um trabalho multidisciplinar.
Continuo de férias ate o começo de março aproveitando para visitar alguns amigos e sempre estou me aprofundando mais em estudar o ECA, devemos lembrar cuidar do broto para que a vida nos de flor e frutos .
Por Evaldo Gabriel conselheiro tutelar

Comentários

Anônimo disse…
O homem da mala azul voltou a escrever de novo ué esta de ferias ainda, nao faz nada e tira ferias, nossa que isso hein.