24 de mar. de 2010

Adeir Alves e Maria Jeanete Costa Barini (Um Exemplo de Mulher)


Adeir Alves teve o prazer de conhecer Maria Jeanete Casta Barini, entre um conselho e outro posso dizer que aprendi muito até porque, é ouvindo os mais velhos que a gente aprende, independente de partido político, o mais importante é o respeito pelo mais velhos.
Biografia – Maria Jeanete Costa Barini
Maria Jeanete Costa Barini, nasceu em Guará-SP, filha de Felício Costa e Francisca Gonçalves Costa.
Casada com Tarcísio Barini, com quem teve três filhos: Susete, Tarcísio Júnior e Renato (Falecido).
É avó de quatro netos: Fernanda, Renato, Matheus e Lucas, que são seus encantos e os seus amores e Rafael também.
Iniciou a carreira de professora concursada em uma Escola Rural em Guará-SP, depois removeu para São Paulo, capital, em seguida para Miguelópolis-SP e finalmente para Guaíra-SP, onde se aposentou, depois de 34 anos de serviços prestados ao Estado e mais um ano e meio ao município, como Diretora do Centro de Educação Infantil “Dr. Waldemar Chubaci”, relata que “Tenho a satisfação de ter o dever cumprido da melhor forma possível cargos que ocupei. Sempre procurei estar a disposição da minha comunidade, sendo solidária e preocupada com os problemas que afligem os mais necessitados”.
Durante 10 anos mais ou menos, juntamente com um grupo de igreja, desenvolveram um trabalho, num local chamado Bragheto, onde puderam levar a nossa amizade e ensinamentos religiosos, morais, higiênicos, etc, sempre se preocuparam com suas necessidades pessoais.
No amparo ao excepcional, onde foi responsável, juntamente com um grupo de colaboradores idealistas pela fundação da APAE, sendo a sua 1ª Presidente (Anos 1977 e 1978).
Como cristã administrou a catequese infantil durante vários anos na Igreja Matriz de São Sebastião – Guaíra-SP. Também exerce a função de Ministra da Eucaristia, procurando levar a Eucaristia e a Palavra de Deus aos doentes.
Em 1991, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) pela sua ideologia. Foi candidata à vereadora, tendo possibilidade de substituir o então vereador Sérgio de Mello, como a primeira mulher a ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal.
Como candidata a Vice-Prefeita, teve a grata satisfação de ser eleita, mas infelizmente foi impossibilitada de governar junto com o então Prefeito, por motivos políticos. Faz parte da Diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT), como membro da Secretaria de Formação Política.
Durante três anos participou do Programa Guaíra pela Paz, como uma das Coordenadoras do mesmo. Programa esse, patrocinado pela Usina Mandu em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaíra-SP, tendo como orientador o João Roberto de Araújo, pessoa de profundo conhecimento.
Hoje procura atender as pessoas que a procuram, dentro do possível.
Assumiu no ano de 2007 a Presidência do Rotary Club de Guaíra-SP, atuando no mesmo por dois períodos rotários. Juntamente com os demais companheiros puderam levantar e executar várias campanhas em benefício dos que mais precisam.
Relata: “Sabemos que nada somos sozinhos; a força de todos está na união do grupo” e finaliza dizendo: “Temos que nos preocupar em fazer alguma coisa por um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, “Temos que sonhar o sonho de todos e cuidar desse sonho”, “Viver é agir e sempre servir”.

Nenhum comentário: