6 de mar. de 2010

Professores valorizados são professores motivados!!!!


Por Adeir Alves
Guaíra precisa urgentemente de uma política séria voltada para a valorização de nossos Professores de Educação Física,ou seja, na área esportiva. Mesmo desacreditados com a atual administração, os professores ainda conseguem forças para ministrar suas aulas debaixo de sol, lembrando que a maioria das quadras de nossa cidade estão descobertas,ou em alguns casos,no puro estado de abondono por parte do poder público.Segundo informações, nesse ano de 2010 a Coordenadoria Municipal de Esportes (Sociedade Pró-Esporte) irá contratar menos professores para cortar gastos. Por outro lado, o medo do desemprego tem gerado uma grande preocupação entre os professores e estagiários, até porque os estagiários precisam custear sua faculdade e, a maioria dos professores são arrimos de família. Guaíra precisa de uma política séria que inclua, de fato, os nossos professores e nossos estagiários de Educação Física dentro de uma possibilidade de vida, bem como de oportunidade de emprego. Antes que eles acabem aceitando o conselho do nosso Vice-Prefeito, ou seja: "Quem não estiver satisfeito com Guaíra que mude daqui". Como Professor de Educação Física e cidadão guairense preocupado que sou, espero que essa política de valorização aos nossos Professores de Educação Física seja, em grande parte, desenvolvida nos quatros anos de uma boa administração, de um bom governo e não ser cogitada somente nas vésperas de eleições, porque depois das eleições, são esquecidas, bem como os nossos Professores de Educação Física que trabalhem junto a Coordenadoria Municipal de Esportes.
O Prefeito José Calos Augusto através de sua Coordenadoria Municipal de Esportes, por enquanto, não demonstrou nenhuma preocupação com os nossos professores e estagiários que deveriam sim, ser mais valorizados por esse atual governo que tanto se falou em valorização dos nossos professores, mas que, por enquanto, fica em segundo plano. Modéstia a parte,eu sugiro ao prefeito e ao seu Coordenador de Esportes que, criem uma parceria através da Coordenadoria Municipal de Esportes um convênio que possa através desse pequeno gesto, valorizar um pouco os nossos Professores de Educação Física. Esse convênio seria nas áreas de saúde (convênio médico,convênio odontológico) entre outros planos no sentido de valorização profissional e humana.Infelizmente o que “nos” espanta também é não ver nenhuma indicação por parte dos nobres Vereadores no sentido de VALORIZAÇÃO por nossos Professores de Educação Física que até então não tem alguém que olhe por eles.
Quantos sonhos não foram sonhados por nossos heróicos Professores de Educação Física na campanha de 2008? Hoje, o que se vê são professores desacreditados, sem suporte para ministrar suas aulas (materiais necessários, salários defasados, etc.), a insegurança(se vou trabalhar hoje, ou se vou ser dispensado amanhã?) está deixando os mesmo com medo da atual admistração.
Tendo um salário defasado os professores não encontram motivações para lecionar suas aulas. Hoje, esquecidos pelo Prefeito José Carlos Augusto e o atual Coordenador de Esportes que, ainda, não apresentou uma política de valorização para o nosso esporte e um plano de valorização dos nossos professores e estagiários que se encontram inseguros com o amanhã.
Bom, os amigos do secretário de esportes juntamente com a Coordenadora do “Programa Segundo Tempo” não estão preocupados (pelo que se vê...) com os nossos professores, até porque todos eles (amigos e parentes) estão empregados na área esportiva em nosso município.
Espero que a atual administração possa tomar as devidas providências nesse sentido, ou seja, já que não estão valorizando os Funcionários Públicos, ao menos tente valorizar aqueles que educam os filhos de nosos municípes através do ESPORTE. Acredito que: "nunca antes na história de Guaíra" os Professores de Educação Física foram desvalorizados como estão sendo desvalorizados por essa atual administração.
Para finalizar: deixo aqui a frase parecida com a de um "anjo" que um dia foi derrotado pelo seu próprio POVO: "FELIZMENTE os nossos PROFESSORES são INTELIGENTES! ELES vão saber escolher na HORA CERTA!?"

Adeir Alves
Professor de Educação Física
Idealizador do nossaguaira.com
e-mail: adeir_alves@hotmail.com