Brasil Mostre sua Cara!

Por Adeir Alves
A imprensa brasileira sempre teve muita importância na emancipação do País. Passou por grandes transformações desde a época do Regime Militar, onde os jornalistas brasileiros, com sede de democracia e fome pela tão sonhada liberdade de expressão. Mas esse tempo ruim foram deixados para trás, hoje a nossa imprensa exerce o papel fundamental na vida da comunidade, e olha que ela tem sido um verdadeiro cão de guarda para o exercício do direito de transmitir a verdade ao povo.
Com o direito à liberdade de expressão (Artigo 220 - Constituição Federal), a imprensa tem de fato feito de forma coerente muita diferença no desenvolvimento desse país, os políticos desonestos que passam apertados, com as denúncias de corrupção, nas primeiras páginas dos jornais. A imprensa se extrapola com seus textos mirabolantes, fazem pressão ali cobram aqui, e mostram sua força.
Algumas imprensas têm deixado de ser cão de guarda da verdade e transparência nos fatos, com os contratos de dar água na boca de qualquer imprensa brasileira. O que nós assistimos nos telejornais são verdadeiros cão de guarda dos políticos ou dos contratos milionários com os políticos.
Quem será o corajoso de mexer com a imprensa, eu não! Logo vem o medo de exigir os fatos verdadeiros e não manipulados, esse medo tem deixado muitos jovens preocupados, rebeldes que são! Não quero nem ver a rebeldia desses jovens! Voltando a falar da imprensa tendenciosa, assistimos a uma rede de televisão em um de seus comerciais usarem o número 45, que é do candidato a Presidência do Brasil, tentando manipular a população, mas essa praga manipuladora tem se alastrado por esse Brasil a fora.
Mas aí vai uma faz um comercial para manipular o povo pensado nos quanto vai extorquir desse político, e a outra pensando no seu contrato milionário, faz seu comercial e tentam cada vez mais moldar seu candidato com a omissão, não existi a lei da imprensa nas palavras daqueles, que se esconde atrás de uma capa de jornal desferindo seu veneno, aparecem só para receber o cheque, que o povo paga para ler omissão e omissão, o que vale é os contratos milionários, por bel prazer. Cada uma defendendo o seu, o povo que se dane! Mas e a imprensa cão de guarda aquela que luta pelos fatos verdadeiros e não aceita manipulação. Essa pergunta não se encaixa em um País capitalista. Diante dessa omissão envolvendo contratos milionários, manipulação e interesse próprio, qual é a imprensa certa? Essas dúvidas têm sido esclarecidas em nossa sociedade, apaixonada com essa onda da internet, e-mails, abusam dos twitter, para um desinformado parece uma praga. Os blogs têm transformado em verdadeiros jornais, onde lá se encontra de tudo, desde imagem e textos criativos às vezes com desabafo dessa juventude que prima pela honestidade, denúncias, o que dizer da Cubana Yoani Sánchez e seu blogs contra o Regime Cubano. Essa onda de blogs vem crescendo a cada dia com a liberdade de expressão, nossos jovens cansados de verem os políticos apossarem dos programas jornalísticos, arrancado o direito do povo. Os blogueiros estão fazendo a diferença nesse mundo de omissão. Todos nos temos uma história! E ela sempre será contado, por nossos filhos, netos e bisnetos nos blogs.
Grito só é um Grito! Mas Grito Gritando junto com o povo emite o som da liberdade, da transparência, ainda que seja só libertinagem.
Adeir Alves
Professor de Educação Física
E-mail: adeir_alves@hotmail.com

Comentários

Anônimo disse…
Contra fatos, não há argumentos. E isto que o blog tem feito, mas parece que os detentores do poder e a mídia local, está inconformada, porque será, hein? Interesses escusos, com certeza não estão pensando nem um pouquinho na população.... Continue assim pessoal do blog, como cantava o Raul Seixas: "Prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que até aquela velha opinião formada sobre tudo".