Moradores denunciam descaso no Bairro Residencial Thais II


Uma denúncia feita por uma moradora do Residencial Thaís II, que compareceu na redação do Jornal O Guaíra na tarde desta ultima quarta-feira (12), onde fez várias reclamações sobre a infra- estrutura do bairro.
Esta moradora não quis se identificar, fato esse que respeitamos. Porém suas reclamações tinham muito mais do que um tom de desabafo, pois soavam como pura indignação.
Segundo a moradora, o asfalto das ruas está em um estado de abandono com vários buracos dificultando assim o trafego de veículos, ciclistas e pedestres.
“A situação esta crítica, o asfalto das ruas 25 B e também a 27 B, estão com buracos enormes. Quando chove, as enxurradas se formam e deixam as ruas alagadas. Alguém precisa fazer alguma coisa”. Disse a moradora.
Outro problema apontado por ela foi à falta de pessoas que façam a varreção nas ruas do residencial, já quando ao recolhimento de lixo por caminhões, esse trabalho existe no bairro. “Quando a gente anda pelo bairro, não encontramos nenhuma varredoura de ruas trabalhando. Moro no bairro a muito tempo e isso é um absurdo”. Desabafa a moradora.
A Sinalização das ruas é outro agravante, tanto vertical como horizontal, isso foi outra queixa da moradora. Ela nos relatou que ninguém respeita a preferência das vias, porque não há sinalização principalmente de placas indicativas de preferencial. “Aqui no bairro por não ter placas de trânsito, é freqüente você encontrar veículos transitando na contra mão, e isso representa um grande perigo a todos os moradores principalmente as crianças”, disse.
Após deixar a redação, a nossa equipe de reportagem se deslocou até o Residencial Thaís II. Já na chegada do bairro as denuncias da moradora foram comprovadas. Muitos buracos nas ruas, fissuras que separavam a guia da calçada com a rua, além de muita água empoçada em vários locais. Essas foram as primeiras constatações, no que se refere a sinalização de trânsito a queixa se confirmou. Praticamente não existem placas indicativas de sinalização de vias e sinalização horizontal também não há.
Durante nossa vista ao bairro, encontramos Roberval Vitalino (36), morador do bairro a praticamente seis anos. Ele ratificou as denuncias da outra moradora. “Não tem como você trafegar por essas ruas, tem muito buraco. Isso se torna um grande perigo, imagine se uma criança cair um buraco desses?”. Pergunta Roberval.
A questão dos alagamentos foi também mencionada pelo morador, que citou a Rua 27 B, como reclamação. Segundo ele quando chove a rua fica parcialmente alagada, dificultando assim o trafego naquela via. “Agora com a chegada das chuvas a situação fica mais complicada, aqui na rua 27 B, mais da metade da rua fica alagada. Tem muitas poças que estão juntando até lodo, além do mau cheiro. Isso não pode continuar”, disse.
Entramos em contato com o, responsável pela limpeza pública, Mario C. Nogueira Neto, e que ao tomar ciência das denuncias no Residencial Thaís II, prontamente se dirigiu a Prefeitura Municipal e, em reunião com o representante da empresa responsável pela limpeza (Alfalix) disse que as providencia serão tomadas e pessoas serão distribuídas em todo Residencial Thaís, para que efetuam o serviço de limpeza das ruas.
A questão do asfalto
Moradores do Residencial Thaís, questionam a Prefeitura Municipal quanto a atual situação do desgaste do asfalto das vias do referido loteamento.
Em contato com o assessor jurídico do município, Odejanir Pereira da Silva, este esclareceu o verdadeiro motivo que impossibilita a Prefeitura Municipal de refazer o asfalto por conta própria.
Segundo, ele em meados de 2007, a Prefeitura de Guaíra entrou com uma medida cautelar de produção antecipada de prova pericial, questionando a qualidade dos serviços prestados.
Uma vez periciado, foi movido uma ação de obrigação a fazer cumulada com perdas e danos, contra a empresa GS Cury, sendo que esta no transcorrer processual denunciou a empresa prestadora do serviço de infra estrutura Empreendimentos Imobiliários Pirâmide Ltda.
Após tramitação legal o Meritíssimo Juiz da Comarca de Guaíra, julgou procedente a ação promovida pela municipalidade, determinando que a empresas GS Cury refizesse novamente as obras de infraestrutura no residencial Thaís.
Posteriormente antes do recurso impetrado pela empresa em comento, o Prefeito José Carlos juntamente com a assessoria jurídica da Prefeitura municipal se reuniram com representantes das empresas para que se respeitasse a determinação da justiça, cumprindo-a integralmente. Não se chegando a um acordo final. Tendo em vista que as empresas não ofereceram
propostas que atendiam as boas qualidades do serviço a ser executado o Prefeito José Carlos Augusto e sua assessoria jurídica não aceitaram aquela proposta, estando aguardando o desfecho final que está até os dias de hoje na justiça, considerando que a empresa responsável em refazer os serviços de infraestrutura recorreu da decisão judicial.Mesmo assim o prefeito José Carlos tomará algumas medidas naquele residencial, no sentido de se efetuar reparos, tampando os buracos existentes, para que as ruas do Residencial Thaís possam oferecer melhores condições de tráfego, minimizando assim os transtornos dos moradores daquela região, enquanto o processo tramita na Justiça.Mesmo assim o prefeito José Carlos entende que medidas deveram ser tomadas no sentido de se efetuar reparos naquele residencial, ainda que tenha ganhado a causa na justiça. Medidas essas que serão de certa forma paliativas, tampando os buracos para que as ruas do Residencial Thaís possam a voltar a oferecer condições de trafego.
Fonte:www.oguaira.com.br

Comentários

Abrindo o jornais de hoje, ate que fim tivemos uma boa noticia.
depois de tanto tempo, sofrimentos, parece que o prfeito, resolveu dar um pouco de atenção a nossa querida casa de cultura que se encontra abandonada e sem condiço~es de frequenta-la.

será que a climatização sai mesmo, ou é mais um pirulito que estão pondo em nossa boca.

estou de olho e irei cobrar, nao quero mais viver enganado e com nariz de palhaço..


antonio oberto emidio ( betinho) a vóz que muitos querem calar.
meu amigo, você não tem que dizer onde tem buraco, sim onde não tem buraco. pois guaira é um queijo suiço.
e estamos a muito tempo cobrando o executivo por melhores condições...
aqui no jardim elisa o ecretario simão diz que tem r$ 500mil para recapeamento aqui no nosso bairro jardim elisa. e disse que seria agora no começo do ano ....
vamos esperar.
antonio roberto emidio(betinho)

a vóz que muitos querem calar