Qual a idade correta para iniciar-se na musculação?

(imagem ilustrativa )

Na verdade não existe uma idade certa para começar nesta atividade, fazer musculação na adolescência requer acompanhamento profissional e atenção para que o adolescente possa alcançar seus objetivos sem prejudicar sua saúde.
A musculação é muito popular entre os adolescentes, o que leva a alguns a iniciar algum tipo de treinamento e até mesmo consumir substâncias proibidas que poderão colocar sua saúde em perigo. É importante o acompanhamento do Profissional de Educação Física para prevenir o adolescente de lesões e fazer com que o mesmo consiga seus resultados de forma correta e saudável.
Os Adolescentes na sua grande maioria nunca estão satisfeitos com o próprio corpo, às vezes se acham magrinhos demais e outras vezes se acham muito acima do peso, muitos não entendem que estão em processo de maturação física, óssea, muscular e hormonal.
Uma sugestão aos adolescentes é realizar de duas a três sessões por semana, sem ultrapassar uma hora, pois do contrário do que eles imaginam nessa fase o descanso e quase tão importante quanto o exercício, para o desenvolvimento e ganho de massa muscular.
Não podemos esquecer que uma dieta correta que conte com ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras na medida certa também ajuda no processo de ganho de massa muscular, no entanto para cada aluno, haverá uma dieta diferente, por isso é importante procurar um nutricionista.
Assim como qualquer outra atividade física ou esportiva a musculação na adolescência evita a obesidade, o sedentarismo e outros problemas de saúde.
Algumas pessoas pensam erroneamente que a musculação na adolescência atrapalha o crescimento, porém é totalmente ao contrário, se os exercícios forem acompanhados por um Profissional de Educação Física e feitos de forma correta (sem exagero é claro) o adolescente vai continuar crescendo e ainda com mais resistência, fortalecimento e saúde.
Espero ter ajudado.

Professor Alessandro Camilo
Licenciado e Bacharel em Educação Física
Fonte: http://blogdoalessandrocamilo.blogspot.com

Comentários