Somos todos Fora do Eixo

Na União da Juventude Socialista (UJS): 

A União da Juventude Socialista vem a público se solidarizar com os (as) companheiros (as) do movimento Fora do Eixo e Mídia Ninja. 

Nosso posicionamento não poderia ser diferente. Defendemos a unidade de todas as organizações de juventude que lutam por um país mais justo, mais democrático, onde (a) as pessoas possam divulgar suas ideias livremente, sem a cortina de ferro do monopólio midiático brasileiro, que desafia a constituição brasileira e a própria democracia.

No último dia 5 de Agosto os companheiros Pablo Capilé e Bruno Torturra participaram do programa Roda Viva da Tv Cultura. Debateram o movimento das redes e das ruas e não se furtaram em responder a altura as diversas perguntas maldosas da bancada do programa. Os jornalistas, hipocritamente, passaram a maior parte do tempo perguntando como o movimento se financiava e principalmente sobre os editais públicos que o FdE participava. Mas, os jornalistas ficaram embaraçados quando os jovens disseram que a grande imprensa também recebe recursos públicos, afinal, só a Folha de São Paulo recebeu ao menos 109 milhões de reais no ano de 2012, a revista Veja também recebeu muito recurso público, só do governo de São Paulo foram 52 milhões de reais no último ano. Quer dizer que recurso público para fomentar a cultura e a comunicação da juventude não pode, mas, para bancar as manipulações e falcatruas dos principais veículos de comunicação pode? 

Depois de tomarem um baile do FdE no programa Roda Viva, a grande imprensa age mais uma vez de maneira dissimulada, tentam desmoralizar o movimento, inclusive desferindo ataques pessoais. 

O movimento FdE participada da grande unidade que estamos construindo a partir das jornadas de lutas da juventude brasileira que tem se fortalecido com as articulações e mobilizações ocorridas em todo o país no mês de junho. 

As redes e as ruas aplicaram um grande golpe nas mentes atrasadas e burocratizadas dos barões da mídia. Denunciamos a sonegação de impostos no valor de 615 milhões da Rede Globo e faremos uma grande manifestação no dia 14 deste mês para denunciar a roubalheira nas obras do metrô de São Paulo. Estas denúncias de corrupção no metrô atingem diretamente o PSDB, José Serra, Geraldo Alckmin, Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso, principais aliados desta grande imprensa que agora ataca o FdE e o Mídia Ninja pelo seu protagonismo – em conjunto com outros movimentos sociais – nestas denúncias. 

Somos todos Fora do Eixo por que defendemos uma mídia e uma cultura mais democrática, onde todos (a) possam ser espectadores, mas, acima de tudo, artífices das transformações profundas que nosso país necessita. 

Pela democratização da mídia e da cultura e em defesa da unidade dos movimentos sociais a União da Juventude Socialista também é Fora do Eixo. 

UJS

Comentários