A Origem

 Adeir Alves 

Por falta de uma imprensa séria que fosse sustentada nos pilares da ética jornalística, que levasse a notícia de forma séria e sem segundas intenções a comunidade guairense, eis que surge, no ano de 2009, o blog "NOSSAGUAIRA,COM" surge como um novo meio de comunicação democrático e revolucionário que, em momento algum, surgiste a sede pelo leite (contratos) que é mamado junto as tetas do poder público. Sendo assim, não maquiamos a notícia favorecendo esse ou aquele senhor poderoso.


 Com objetivo de sempre inovar através de informar a população guairense, representando a voz da população menos favorecida, com a cara desse povo para informar de forma correta o que estava acontecendo, por debaixo dos panos (contratos) no meio jornalístico que sempre teve um olhar empresarial, ou seja, informo aquilo que nos pagam. O resto é boato e fofoca. E o povo? Bom, o povo que continuem apreciando nossas historinhas maquiadas em ordens dos senhores "donos da cidade".

 O "NOSSAGUAIRA.COM" nunca aceitou essa forma escrota de se fazer um jornalismo sem ética e que não informe os desinformados, que não garanta os direitos dos cidadãos no que diz respeito a melhoria na qualidade de vida. E, por fim, que não exerça junto a comunidade o exercício a reflexão: para que serve os meios de comunicação? É correto a imprensa receber dinheiro dos poderes executivo e legislativo guairense? Pode até ser moral, mas será que a população aprova isso?

 Ao contrário a tudo isso e sempre pensando na nossa população, o "NOSSAGUAIRA.COM" desde seu consentimento pelo guairense, Adeir Alves, que assina as principais colunas, sempre se posicionou contrário aos poderes autoritários que governam o nosso município, no que diz respeito à garantia das políticas públicas de direito a toda comunidade pobre. O olhar sério e critico do "NOSSAGUAIRA.COM", sempre foi um olhar de valorização pelos valores éticos e morais de nossa sociedade. Infelizmente, a imprensa que está aí há décadas e décadas a serviços dos senhores Barões da mídia que nunca agiram com a preocupação para com a comunidade,  fechando suas lentes e microfones como se acreditassem calar a voz da comunidade aos seus interesses particulares.

Afinal de contas, quem paga nossas contas, são os contratos com os senhores do poder. E o povo? Bom, o povo sem informação, sempre será um povo fácil de ser manipulado. Ao contrário aos ideais por parte dessa imprensa forjadora de opiniões por seus interesses financeiros, o "NOSSAGUAIRA.COM" sempre atuou com uma postura séria e contrária, como por exemplo, a época de seu surgimento, Guaíra era governada pelo grupo "Carlista", um grupo de amontoado pela direita, pertencente a classe rica que contava com um forte apoio por parte da imprensa forjadora de opiniões.

 É claro que o surgimento deste blogue, logo trouxe abalos sísmicos nos interesses por parte da imprensa conservadora, que logo pensou: se eles levarem informações aos desinformados, logo eles se levantaram contra os nossos interesses. E se eles municiarem com informações, logo vão reivindicar seus direitos. E, aquela época em que a imprensa era toda tratada como criança no colinho do prefeito, sobretudo a pirralha da Baronesa, o mesmo governou sem oposição aos seus desmandos, como por exemplo, a imprensa em momento algum questionou as 450 casas prometidas pelo então candidato José Carlos Augusto (DEM), que em momento algum, pensou no povo mais carente.


 E como cada ação tem sua reação, o José Carlos que agia a mando dos senhores, não cumpriu o que prometeu (isso nunca foi novidade), ou seja, sem construir as casas, logo houve um milionário disparo nas especulações imobiliárias. Mas foi só surgir o "NOSSAGUAIRA.COM", a imprensa logo se perguntou: E agora, José? Pois é, e o tal do José foi, de forma democrática, retirado do poder pelo povo que começou a ser informado de forma correta e coerente.

É dessa forma que se deve fazer jornalismo, levando informação sem segundas intenções. O povo é muito maior do que qualquer grupo político! A luta pela informação verdadeira, passada de forma ética não ficou somente a cargo do "NOSSAGUAIRA.COM" que trabalhava como forma de aflorar em outras cabeças pensantes, a luta contra os poderosos, foi ai que ficamos muito felizes, através da atitude, por exemplo, o cidadão Dr. Lucas Saraiva Leite que, em 2010, concedeu vida ao seu blog de forma séria para com os direitos dos cidadãos, mas nunca deixando de satirizar de forma séria a política local. Dr. Lucas também inovou a forma de fazer jornalismo através da lente de sua câmera, bem como, abrindo o microfone para toda a população que ansiava pelos direitos a reivindicação as políticas públicas de direito. Dr. Lucas prestou vários serviços importantes de grande utilidade para a comunidade, como por exemplo, filmando as sessões de nossa câmara municipal, em seguida, postava em seus blog como forma de facilitar o acompanhamento por parte da comunidade acompanhar através dos vídeos, a postura omissa de muitos dos senhores vereadores.

  E como toda grande revolta se inicia através de uma pequena decepção, em seguida, ao surgimento do Dr. Lucas, apareceu como um rojão, o blog do Denir Barulho, que trazia em suas postagens várias e várias sugestões para a administração passada, mas nunca era valorizada pelo ex-prefeito. Então, desejando dar voz a nossa população, nascia o novo programa na Rádio Alternativa FM (88, 9), “Programa Opinião”, que tinha como âncora, Denir Barulho e Cida Ferreira comentando. É assim que construímos uma sociedade justa e igualitária, com informações e democracia. Portanto, todo ser humano não pode se calar diante as injustiças onde a justiças esta sendo infringidas pelos poderosos do poder, e ninguém pode se calar diante os monstros da imprensa, como por exemplo, o que estava acontecendo por parte da imprensa com o Sérgio de Mello, em 2009, que estava sendo massacrado pelo grupo do "Carlista" e, de forma antiética, a imprensa não lhe concedia oportunidade para que o mesmo pudesse se justificar diante a aquelas mentiras que estavam sendo desferida sobre o seu governo.

  Bom, é claro que o nobre leitor deve estar coçando a cabeça ao questionar sobre o papel por parte da imprensa que não concedia vez para que Mello pudesse se justificar sobre as criticas de seu governo (2006 - 2008), como em qualquer país democrático, isso é de direito! Usando a ferramenta que a imprensa não podia calar ou cegar, Mello também viu os blogues como meio de informação, bem como, se defender dos ataques maldosos direcionado á sua gestão.

Mello gritava sozinho em seu blog, abandonado pelos seus fiéis escudeiros, os ex-secretários de sua gestão, Mello sofreu quietinho com seus textos até que os blogueiros, liderados pelo "NOSSAGUAIRA.COM" começaram a dar uma ajudinha ao solitário blogueiro que gritava em silêncio, foi importantíssimo o compartilhamento das defesas postado no blog de Mello. 

Importantíssimo relembrar: Mello não tinha visibilidade na imprensa que cerceou o direito de resposta a tais acusações. A imprensa que se deliciava aos sabores dos contratos com o poder público, deixava bem claro seu ódio por Mello. Só que a imprensa esqueceu que onde a um soldado sempre haverá um exercito que lutara em nome da verdade, então eis que entrava em cena, o mecanismo de visibilidade e democrático: o blog do Mello. 


Infelizmente, hoje, porém, parece que Mello não acredita mais na força dos blogs os mesmos blogues que, um dia, lhe serviram como possibilidade de informar os desinformados pela imprensa. Infelizmente, Mello demonstra claramente que aqueles que, um dia lhe abandonaram, vão ser seus fieis apóstolos contemporâneos e vão lhe defender como deve ser feito por pessoas comprometidas com as políticas de garantia de direito. 


A história e clara: Jesus caminhou ao lado de doze apóstolos, um deles fraquejou. Bom, o resto da história todos conhecem!? A importância histórica dos surgimentos dos blogs no combate a manipulação da imprensa foi o escudo que a família  guairense desejava, até porque não existia o Faceboock entre outras ferramentas oriundas da internet. A oposição sadia por partes dos blogueiros ao governo "Carlista" manteve o equilíbrio de nosso política e a preservação da liberdade de expressão. Na verdade, com o passar dos tempos os blogs petrificaram na união sob o conceito de ética com o propósito de levar o outro lado da informação responsável que, a época, abraçou a causa.


 O grupo derrotado "Carlista" tentava em vão com um poder de resposta fraquíssimo cercear os blogueiros, Mello era o coitado que mais apanha sem ter direito de respostas na imprensa, então foi aí que Mello percebeu que os blogues era fundamental para reproduzir sua defesa. Hoje com volumoso recursos na  área de comunicação, mesmo com um poder de resposta a ala "Carlista", parece que Mello não vê propósitos em blogues. Isso é uma pena! 

Seguindo a lógica da origem, naqueles terríveis tempos sóbrios (2009 a 2012), Mello era tido como inimigo número um pela poderosa família jornalística da Baronesa e pelo governo na época, tudo nos levam a crer que os ataques orquestrados pela dupla por interesses: Imprensa & Grupo Carlista, que tinha várias pesadelos só de imaginar que se, pela força do voto popular, Mello poderia voltar a ser prefeito novamente, a imprensa perderia sua teta junto a prefeitura, já os "Carlistas", bom, esses há décadas governam Guaíra como se fosse o quintal da casa deles.

 Pois é, podemos afirmar sem meias palavras que na história de Guaíra, os blogues foram importantíssimos, e, infelizmente, hoje os gestores não vê os blogs como ferramentas no combate a manipulação da imprensa. Como trabalhamos de forma ética e sem segundas intenções, entendemos claramente que, a chuva pode até demorar passar, mas uma hora, ela passa. Aí é aquilo, as pessoas sempre procuram abrigo contra o sol que queima e fere. Tudo tem origem, inclusive os blogues!!!

Comentários