Semana da Consciência Negra Guaíra SP 2014

Do blog do Ernani Carreira:

 Dia 20 de novembro, quinta-feira, Dia da Consciência Negra é um feriado no Município de Guaíra-SP 

Com o propósito de despertar o orgulho na comunidade negra levando a todos a importância de uma cultura, que apesar de presente no conjunto cultural brasileiro, é negligenciada na história oficial.

 Com este escopo e o intento de fortalecer a cultura negra, a Diretoria de Cultura e Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Guaíra formataram uma semana com colóquios para a profunda reflexão sobre os avanços e deficiências no desenvolvimento da comunidade negra do município. 

 A semana inicia, na segunda-feira, dia 17, com palestra do cientista social e professor, José Ricardo Marques e a pedagoga Silvia Seixas, com tema Mito da Democracia Racial, a partir das 19h30 no CEREA.  

Na terça-feira, dia 18, tem debate com o Coletivo Negro da Unesp e professores da rede municipal de ensino, o tema é a Lei 10.636/2003.

 Lei torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. 

 A argumentação ocorre no auditório da Secretaria de Educação a partir das 18h. 

 Na quarta feira, dia 19, tem cine debate, com o diretor de comunicação, Alex Queli Tomé. Ele que é graduado em Comunicação Social, especialidade audiovisual, pela UFISCAR, apresenta para a conferência o filme “Quanto vale ou é por quilo?”, vencedor do prêmio Kikito, no Festival de Gramado. 

 O encontro ocorre às 8h no CEREA, que às 14h abriga o debate com Coletivo Negro da Unesp e a cientista social Neusa Marcondes que trata da Empregabilidade e Identidade Negra. 

 E, findando o dia, a partir das 19h30, ainda no CEREA tem a palestra com a médica cubana, Yudisleidy Ramirez Glean que aborda o tema Anemia Falciforme e Hipertensão, doenças as quais comunidade negra brasileira está mais predisposta a desenvolver. 

 Para o feriado do Dia da Consciência Negra a Prefeitura preparou uma programação com muita diversão e valorização da cultura afrodescendente, o Vila Afro, com show do Eletro Afro, desfile e penteados afros na praça da Vila Aparecida, a partir das 18h.

Comentários