A eleição do CMCN e sua nova empreitada

Adeir Alves 

 No último dia 25/05, segunda-feira, por volta das 20:00hs na Casa da Cidadania que está localizada no Bairro Paranoá, aconteceu a tão esperada eleição do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.( CMCN) de nosso município. 

 A eleição foi conduzida pela Assistente Social e funcionária pública Roberta Gonçalves de Resende que também auxiliou a votação nos trâmites legais conforme estabelecia o Regimento Interno do referido Conselho (CMCN). 

A eleição foi composta e assistida pela participação da sociedade civil e poder público - a sociedade civil compareceu em massa. 


 Após todos se apresentarem teve início à eleição, tudo ocorreu na maior perfeição. 

Com os candidatos eleitos e cheios de sonhos os mesmos tomarão posse nos próximos dias, preparem-se para uma nova empreitada, dentre todas elas: 

1 – A luta árdua pela implantação da Lei Federal Nº 10.639 ( ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira ) na rede municipal de ensino; 

2 - Um local próprio para as reuniões e atendimento ao povo Negro vítimas de possíveis casos de racismo; 

3 - Um grupo de apoio junto ás ações do CMCN respaldado pelo jurídico oriundo do poder público; 

4 - Capacitação dos conselheiros, no mínimo duas vezes ao ano; 

5 - Que a visibilidade do povo Negro seja prioridade dos órgãos competentes do executivo; 

6 - Que o CMCN possa ter o apoio do executivo e legislativo enquanto agentes no combate ao racismo, e propagadores de uma sociedade mais justa e igualitária.

 E que todos os conselheiros eleitos possam fazendo uso de suas atribuições legais arregaçarem as mangas, fazendo valer direitos à classe, que se construa uma aponte frutífera do diálogo junto ao governo municipal, que sinaliza, sobretudo para a preconização no orçamento público, que, entretanto, deságue na fecundação de políticas públicas de direitos aos jovens e mulheres Negras de nosso município.

Comentários