Com Zé Carlos e a Dra. Bia Junqueira podem salvar a popularidade de Zé Eduardo

Por Adeir Alves:

 É natural que todo prefeito após assumir o comando da prefeitura tome medidas para solucionar o déficit no orçamento público e nutrir os investimentos em sua cidade.

 O que não é natural são as medidas antipopulares que implicam em dificultar a vida da população pagadora de impostos e, sobre isso, falando de Guaíra, algumas decisões impostas pelo governo de Zé Eduardo na área da saúde pública, como a retirada dos medicamentos dos PSFs (Posto de Saúde da Família) e transferidos para Farmacinha Municipal concentrando todos os serviços que antes era realizado nos PSFs, em cada Bairro, o que facilitava a vida dos usuários do referido serviço; com a mudança, a comunidade usuária desse serviço público precisa sair de seu Bairro e ir até o Bairro Paranoá, onde está localizado a Farmacinha Municipal para conseguir seus remédios. 


São mudanças desnecessárias na área da saúde municipal que pode desencadear descontentamentos na população das regiões periféricas (os mais pobres) por conta dos deslocamentos das comunidades direcionando-as de um Bairro para o outro na busca de seus direitos, é triste!

 De fato essa mudança pode sinalizar na germinação de um clima de beligerância entre governo e governados, Isso é ruim para as forças políticas do grupo (Zé Carlos e Dra. Bia Junqueira).

 O irrisório aumento salarial de 5% para classe de servidores públicos, a deselegância com alguns profissionais do CEO (Centro de Especialidade Odontológica), o não funcionamento da UPA, a escassez de investimentos nos Bairros nas áreas esportivas, lazer e cultural, tem desencadeado um declínio na popularidade de Zé Eduardo.

 Como salvar a popularidade do atual prefeito, que desce ladeira: José Carlos Augusto (DEM) e a vereadora presidenta da Câmara Municipal, Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira (PSDB) a dupla dinâmica que nos últimos anos acenderam suas popularidades a todo vapor e transformam-se nas maiores forças no cenário político municipal no atual momento, é a carta na manga da gestão que, embora a dubla irrite membros do próprio grupo, no atual momento é o que pode salvar Zé Eduardo. 

Entretanto, Zé Carlos e Dra. Bia, os dois juntos podem aproveitar suas popularidades e dar uma mãozinha para aproximar Zé Eduardo do povo, claro que os políticos vaidosos do grupo, que sentem medo e ameados com popularidade de Zé Carlos terá que engolir sua ciumeira e parar de cercear a visibilidade da dupla na gestão.

 Zé Carlos soube cultivar popularidade quando governou Guaíra em seu mandato, (2009/2012) realizando nos quatros anos de governo um dos melhores carnavais, que atraiu grande público da região, como também a Festão do Peão abrilhantou grandes investimentos na cidade durante os quatros anos da gestão Carlista, isso contribuiu para que popularidade de Zé Carlos alavancasse no cenário político. Outro fator que culminou para que Zé Carlos transformasse sua gestão na maior força política na história de nosso município, foi a vinda da empresa Tomilho, a Predilecta, que acentuou o número e empregos em Guaíra, na época Zé Carlos com um governo soando alto na popularidade, não seria fácil tirá-lo do poder, certo disto precisou aliar toda oposição (13 partidos) para vencê-lo nas eleições de 2012.

 Na atual gestão, Zé Carlos assumiu o importantíssimo cargo, chefiar o comando do Departamento de Obras do Município, antes dessa função, Zé Carlos administrava o Escritório Regional da Casa Civil, ( antiga Erplan) tendo vínculo direto com o Governo de São Paulo – claro que a influência Carlista pode ajudar na construção de uma ponte frutífera movida pela captação de recursos públicos entre nosso município e o Governo do Estado.

 Secretário de Obras e com vínculos com a classe de funcionários púbicos, Zé Carlos não têm tido visibilidade nas ações da máquina pública, na verdade ele não tem tido aproveitamento na gestão por conta da ciumeira daqueles que sentem ameaçado na disputa das próximas eleições, esse pensamento medíocre precisa ser mudado para que Guaíra crie vínculos com o Governo de São Paulo.

 Já a Dra. Bia Junqueira ficou conhecida por enfrentar as ações antipopulares do último governo municipal, a mesma foi eleita nas últimas eleições a mais votada, um feito inédito na história da cidade, dando o direito de assumir a presidência do Legislativo.

 No entanto, Zé Carlos e  Dra. Bia Junqueira podem assumir a responsabilidade do governo e, em nome do prefeito tranquilizar a população, mas para que isso aconteça, Zé Eduardo precisa enfrentar a vaidade raivosa de membros seu grupo. 

 Com visibilidade nas ações do governo municipal e carta branca do prefeito para falarem em seu nome, Zé Carlos e Dra. Bia Junqueira podem ajudar o governo na busca de recursos com o Deputado Roberto Engler (PSDB) em consonância com o Governo de São Paulo, também juntos os mesmos podem tranquilizar os funcionários públicos que dias melhores virão... Conversando e ouvindo os questionamentos da população e propondo mecanismos de coalizão com a base de oposição junto à Câmara Municipal, antes que acenda um clima ferrenho de oposição entre os nobres vereadores e o Prefeito Municipal.

Comentários