Os Universitários deram um baita susto no prefeito Zé Eduardo e nos Vereadores

Por Adeir Alves: 

 Na manhã desse sábado, 01, aconteceu nas dependências da Secretaria de Educação de nosso município, que está localizada no antigo prédio do Seminário, Rua 8 em frente a Praça do Bairro Bom Jesus, uma reunião importantíssima que, em seu conteúdo, tinha como prioridade discutir o projeto de autoria do Executivo Municipal, referente à Lei de Auxílio no Transporte dos Universitários.

 O referido projeto de lei do Executivo Municipal dispõe sobre concessão de Auxilio Transporte a Estudantes de Cursos de Nível Técnico e Superior e dá outras providências.


 Compareceu à reunião o prefeito José Eduardo Coscrato Lélis juntamente com o vice-prefeito Renato César Moreira e os vereadores Dra. Bia Junqueira, Edvaldo Morais, Rafael Talarico, Maria Adriana, Moacir Gregório, José Reinaldo, Jorge Domingo, Caio Augusto e José Mendonça acompanhados dos advogados da Prefeitura e Câmara Municipal, todos imbuídos para responder os questionamentos dos Estudantes e, juntos buscarem uma solução que atendesse à classe. 

 Entretanto esse assunto envolvendo o transporte Universitário vem se arrastando há tempos e ninguém procurou resolvê-lo e, entre uma administração e outra foi sempre um jogando para o outro e nada de apresentarem uma solução – no entanto esse assunto tem sido um problema na vida de quem pretende usar este transporte e uma preocupação para os pais da classe Estudantil. 

 Quando a reunião iniciou, o prefeito Zé Eduardo levou um baita susto quando tomou a palavra e começou a ouvir os descontentamentos da plateia, ele, o prefeito sentiu-se pressionado, olhou para o lado e meio que sem saber o que falar, parecia que ele não via a hora de passar o microfone, o homem tremeu! Em pouco tempo a sala inflamou com o grande número de Estudantes, foi um ato legítimo nutrido pelo desejo aflorado pela ânsia de cidadania, eles, os Universitários, naquele momento mostraram sua força legítima! 

 Durante a reunião a insatisfação dos Universitários ecoava a todo momento questionando os porquês disto ou daquilo pertinente ao projeto de lei – entretanto esse descontentamento fez com que o Executivo Municipal (idealizador do projeto) recuasse sinalizando para vitória esmagadora da classe Universitária, as demais autoridades compostas pelo Vice-Prefeito, Vereadores e Advogados das partes que ali estavam presentes também levaram um susto com o grande número de Estudantes. 

 Na verdade o que aconteceu nas dependências da Secretária de Educação foi uma verdadeira lição de cidadania, foi um momento épico que vai entrar para história de nosso município.

 Os Universitários mostram ao Executivo Municipal antes de qualquer projeto elaborado entre quatro paredes envolvendo o Transporte Universitário, é preciso ouvir nossos Estudantes juntamente com AEG (Associação dos Estudantes de Guaíra) e, em consonância, decidir o que for bom para as partes, não ausentando o Poder Público de suas atribuições, sendo boa para as partes, a Câmara de Vereadores pode aprovar o projeto de lei referente à Lei de Auxílio no Transporte dos Universitários com as devidas mudanças necessárias. 

 Os Universitários unidos fizeram as exigências legais, que esse projeto impetrado pelo Executivo Municipal mudasse seu curso e houvesse a participação da classe Universitária, apontando para melhoria na vida dos mesmos, e não pelo contrário, isentar o Poder Público de tais obrigações. Parabéns aos Estudantes que juntos mostraram sua força e fizeram o Chefe do Executivo recuar! 

 A esperança: Que esse ato impulsionado pela classe Estudantil sirva de lição para todos nós, e que, em qualquer projeto de lei advindo das ações do governo possa haver a participação da sociedade Guairense.

Comentários