Guaíra é pré-certificada do Programa Município VerdeAzul

Guaíra obteve a pré-certificação no Programa Município VerdeAzul, uma iniciativa do Governo do Estado que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. 

 A cidade alcançou 36,07 pontos na primeira avaliação – De acordo com Ana Paula Chaves Campos , interlocutora do projeto e chefe do Zoológico Municipal “ Joaquim Garcia Franco, “ Guaíra precisa somar 80 pontos para a certificação definitiva. As próximas avaliações serão em setembro e dezembro”, explicou 


 O Município ainda se destacou no quesito biodiversidade, em que atingiu o ranking de 12º lugar, entre os 129 municípios que conquistaram a pré-classificação. Os municípios que foram pré-classificados na região são: Ituverava, Olímpia, Orlândia e Franca O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. 

 Segundo o Rafael Graner Lelis, Chefe do departamento da Agricultura e Abastecimento, Guaíra tem muitas possibilidades de conquistar o selo verde azul, “estamos buscando cumprir todas as diretivas pré-estabelecidas e, ao final de 2017, estaremos entre as cidades certificadas. Isso nos possibilitará conseguir recursos junto ao Governo do Estado e melhorar muito a qualidade de vida da nossa população” ressalta Graner. 

Do site da Prefeitura de Guaíra/sp:

Comentários