A Câmara de Vereadores de nossa cidade pode mais

Por Adeir Alves: 

 Durante o decorrer da semana passada, um fato inédito chamou a atenção de todos, a Câmara Municipal festejou a entrega de um cheque equivalente à quantia de R$ 1,1 Milhão ao Poder Executivo. 

A entrega aconteceu no gabinete do chefe do executivo, foi um verdadeiro alvoroço entre os nobres vereadores e o prefeito.

 Temos sim que parabenizar a frutífera ação cunhada pela Casa de Leis, no entanto, o país atravessa uma terrível crise econômica, que tem atingido o coração dos municípios brasileiros dificultando a sobrevivência dos serviços públicos - portanto - tudo que for para somar junto ao orçamento municipal, sempre será bem-vindo! 

 Do ponto de vista ético e responsável, o alvoroço sobre a efervescência do cenário dantesco proferido pelo monólogo desnecessário à custa da promoção pessoal, foi um verdadeiro espetáculo, como nunca antes na história... Tudo é uma questão do olhar crítico a um simples gesto de pura obrigatoriedade alavancado nos princípios éticos fecundados nos alicerces do Legislativo.

 O legislativo tem a soberana função de gerir o orçamento da Casa de Leis com responsabilidade sobre o manto da ética e os valores que permeiam nossa sociedade. E é sobre esse contexto envolvendo essa garfe, que os vereadores antes de se vangloriarem do que deveria ser uma simples obrigação, coloquem os óculos da tolerância e observar ao redor de como está Guaíra sem maquiagem. 

 A economia dos gastos envolvendo a supremacia da Casa de Leis durante o ano, não é, portanto, uma mera dispensa das observações críticas da sociedade pagadora de impostos, mas um investimento com elevada taxa de retorno, na verdade um modelo transparente que deve ser compartilhando com toda comunidade acompanhando e fiscalizando os gastos, para que essa consonância torne realidade é preciso que tais informações cheguem ao conhecimento dos munícipes, isso nada mais é do que um nobre direito constituído.

 É sobre o princípio fundamental da democracia: "Que todo poder emanado pelo povo e em seu nome é exercido", que nos direciona ao olhar crítico no tocante aos gastos e o serviços prestados pelos nossos representantes.

 A Câmara de Vereadores de nossa cidade pode mais. A título de esclarecimento: Guaíra é contemplada pelo Diário Oficial (online) criado nos últimos quatros anos, que têm como foco dar publicidade nos atos e fatos do Poder Executivo, e que pode estender suas páginas, dando publicidade nos atos e fatos de nosso Legislativo dispensando os robustos contratos com a imprensa evitando, no futuro, às pressões do haraquiri político, feito isso, mantém-se a obra da economia e a transparência entre legislativo e a sociedade.

 “A obra legislativa, para ser perfeita, deve representar a expressão viva, palpitante, da experiência e das necessidades de cada povo.”Marechal Deodoro da Fonseca

Comentários