Prefeitura reforça cuidados contra o coronavírus
Medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e tapar a boca ao tossir, são ações que evitam a transmissão da doença.
Com a notificação de casos considerados suspeitos do novo agente do coronavírus na região , a Prefeitura de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde informa que a rede pública de saúde já implantou todos os protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado em relação ao enfrentamento novo vírus – coronavírus no município.
De acordo com a direção da Santa Casa de Guaíra, o hospital já reservou um quarto para isolamento caso aja a necessidade.
“Não temos nenhum caso suspeito ou confirmado da doença na cidade, são apenas casos suspeitos na região que estão sendo acompanhados e não apresentam maior gravidade até o momento. O mais importante que precisamos ressaltar são os cuidados que todos devem tomar. São ações simples de higiene, como lavar frequentemente, proteger a boca com um pano ou o antebraço sempre que tossir ou espirrar e evitar grandes conglomerados. Vale lembrar que essas atitudes não são apenas para o coronavírus, mas para qualquer vírus respiratório”, explicou o secretário de saúde Jorge Uatanabi do Prado.
coronavírus
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.
Quais são os cuidados
• Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal;
• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
• Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
• Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
• Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Da Prefeitura Municipal de Guaíra:
Comentários