FISCALIZAÇÃO ALERTA PARA CUIDADOS COM TERRENOS BALDIOS E VEÍCULOS EM ESTADO DE ABANDONO

Com o slogan “Meu Bairro Mais Limpo”, o Departamento de Fiscalização de Posturas está conclamando os moradores de todos os bairros a denunciarem os infratores da limpeza pública da cidade. 

 O Chefe do Departamento, Edvaldo Martins de Faria, lembra que nas notificações da fiscalização é frisado que “a cidade é de todos nós, vamos mantê-la sempre limpa, bela e organizada. Vamos trabalhar juntos por uma cidade cada vez melhor, precisamos, com sua colaboração, manter os quintais, terrenos baldios e ruas limpos”. 

 O Departamento também salienta que os construtores e moradores em geral ficam orientados de que devem obedecer aos dias de colocação nas ruas do lixo de limpeza de quintais e terrenos ou lixo de jardinagem, que é de segunda a quarta-feira, bem como devem descartar de maneira adequada os entulhos da construção civil, através de caçambas do DEAGUA (pedidas pelo fone 3330.1500) ou prestadores de serviços autorizados. 

 “Ainda temos recebido reclamações de diferentes pontos da cidade sobre o descarte irregular de lixos e entulhos nos terrenos baldios, áreas públicas e nas ruas, contribuindo para que o bairro fique sujo. A fiscalização tem tentado coibir os infratores, realizando autuações nos terrenos baldios com mato alto ou lixos, notificações de veículos em estado de abandono nas ruas, imóveis com calçadas danificadas ou a construir, sobras de materiais de construção e outros obstáculos no passeio” comentou Edvaldo Faria. 

 A cidade possui mais de 4.500 terrenos vagos e os proprietários são informados sobre os cuidados necessários, via site de notícias da prefeitura, diário oficial, imprensa escrita e falada e no carnê do IPTU. “O Departamento de Posturas e a Unidade de Controle de Vetores têm orientado e exigido que os donos de terrenos baldios façam a limpeza dos mesmos, livrando-os do mato alto e lixos e, por conseqüência, eliminando também, os insetos indesejados, inclusive escorpiões”, enfatizou Faria. 

 Outra orientação do setor é para que em qualquer época do ano, é desaconselhável o uso de herbicida mata-mato, sobretudo nos períodos sem chuvas, afim de se evitar incêndios e queimadas, pois a fumaça é extremamente prejudicial para as pessoas, especialmente aquelas com problemas respiratórios, bebês e idosos. 

 Outra preocupação constante tem sido os veículos em “estado de abandono”. Desde 2017 foram retirados das ruas mais de 100 veículos notificados, sendo alguns apreendidos. Atualmente a prefeitura monitora os veículos nesta situação, com apoio do Demutran, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. 

 O Programa “Vizinhança Solidária” da polícia militar, apoiado pela Fiscalização de Posturas, é claro ao destacar que terrenos sem mato alto e a retirada de veículos abandonados das ruas são benéficos para a segurança pública, pois não servirão de acesso ou esconderijo de marginais e objetos. 

 Para falar com a Fiscalização de Posturas ligue 3331-5865 , 0800 941 1000 na Ouvidoria Municipal ou 199 na GCM – Guarda Civil Municipal. O descarte irregular poderá acarretar ao infrator a pena de multa de R$ 145,45 até R$ 581,80.

Do site da Prefeitura Municipal: 

Comentários