O cordão umbilical entre Administração Púbica, Legislativo, Políticas Públicas e Sociedade atuante

Adeir Alves: 

 A cada período eleitoral, sempre ávidos, desejamos muito uma sociedade atuante, crítica e livre de dependências de uma ou outra ¨ajudinha¨ política. 

 A Constituição Federal (CF) dá o direito (a todos) livre de, a cada quatro (04) anos, escolher seus representantes, seja no poder legislativo ou executivo; no entanto, o voto é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta para excluir os maus políticos da vida pública. 

A função do vereador é muito importante para o crescimento da cidade, pois este tendo conhecimentos de suas prerrogativas e seus atos, ele carrega em sua biografia política, instrumentos legais que vão contribuir para o trabalho fiscalizador; é fazendo jus ao conhecimento de suas atribuições que o parlamentar pode forçar o grupo do Prefeito a atender as prioridades do município. 

 Eu sempre acreditei que é necessário refletir junto à população quanto à obrigatoriedade por parte dos legisladores no que diz respeito às suas funções legislativas, que é simplesmente trabalhar em prol à cidade! Visitar os setores públicos e ouvir o clamor da classe de servidores, os bairros, as entidades, etc. 

Entretanto, os vereadores são a ponte da esperança entre o município, o governo estadual e federal, bem como os deputados estaduais, federais e senadores que também foram contemplados por uma boa porcentagem de votos em Guaíra, para representar nosso município nas esferas públicas. Infelizmente, pelo conhecimento político de nossa população, essa ponte tem sido pouca utilizada. 

 “A inércia e a ausência de comando, por parte de quem tem a responsabilidade ética e moral para conduzir os trabalhos pertencentes à Casa de Leis, pressupõe-se que há um legislativo cansado e dominado pelo executivo.” 

 Nas próximas eleições haverá um grande número de candidatos que são atraídos pelo romance da vida pública, menos pelo o amor à cidade. Muitos sonham e anseiam a todo custo sentar naquela cadeira que parece massagear o ego, mas que se deixam, na verdade, deslumbrar-se pelo interesse do clima deselegante da promoção pessoal.

 Quem sabe o amadurecimento de nossa comunidade sobre a política local, seja a semente para a gestação do tão sonhado cordão umbilical entre a administração púbica, legislativo, políticas públicas e sociedade atuante!

Comentários