DEPOIS DE TERRAPLANAGEM, ÁREA DAS NOVAS CASAS POPULARES PASSA POR MARCAÇÃO DAS RUAS E TOPOGRAFIA DAS QUADRAS RESIDENCIAIS

Começaram na segunda-feira, 2 de agosto, as obras destinadas a erguer , depois de 18 anos de espera, as novas 232 casas populares do conjunto Guaíra J (Antonio Nogueira Lelis). Em apenas sete meses, o Governo Edvaldo Morais destravou a construção de casas populares no município, algo que que não ocorria desde 2003, ano em que foram entregues as últimas unidades habitacionais do gênero. As casas serão erguidas pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. As obras iniciadas na segunda executam a fase inicial do projeto de urbanização da área. Depois da terraplanagem, a área das novas casas populares passa agora pela locação topográfica das quadras residenciais e das vias do empreendimento (marcação dos “quarteirões” e ruas). 

 Mais 280 casas além das 232 

 Além do conjunto “Antonio Nogueira Lelis”, o chefe do executivo anunciou mais 280 casas populares por meio do projeto de lei nº 35, de 29 de julho de 2021, protocolizado na Câmara Municipal na última sexta-feira, dia 30. Pelos termos do projeto, que ainda precisa ser aprovado pela Câmara, o executivo municipal fica autorizado a alienar área pública de 156 mil metros quadrados que fica exatamente “ao lado” do terreno onde hoje começaram as obras das 232 casas populares. Este novo conjunto, já batizado de “Vicente Lacativa”, prevê a construção de mais 280 moradias populares a partir dos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde Amarela. O modelo é sustentável. Uma empresa especializada adquire, por meio de licitação, a área do poder público e mediante as regras de moradia popular dos programas habitacionais oferece o financiamento das casas com prestações para famílias de baixa renda. Com o dinheiro arrecadado a partir da alienação da área, a prefeitura pode investir em mais um conjunto habitacional e assim sucessivamente até zerar o déficit habitacional do município. Somadas, as 232 unidades habitacionais que começam a ser construídas hoje e as 280 do conjunto Vicente Lacativa totalizarão 512 novas moradias habitacionais alcançadas pelo Governo Edvaldo Morais. 

Do site Prefeitura Municipal:

Comentários