Operação Golpe Baixo: MP denuncia ex-prefeito e vice de Guaíra, SP, por associação criminosa

Por G1 Ribeirão Preto e Franca:

 Zé Eduardo (PSDB) e Renato César Moreira (Cidadania) foram afastados dos cargos pela Justiça em dezembro de 2020, antes do término do mandato. Mais 11 pessoas são alvos da promotoria.
      
 O ex-prefeito de Guaíra (SP), José Eduardo Coscrato Lelis, o Zé Eduardo (PSDB), o ex-vice, Renato César Moreira (Cidadania), e mais 11 suspeitos foram denunciados pelo Ministério Público (MP) à Justiça por associação criminosa.

 A denúncia ocorre no âmbito da Operação Golpe Baixo, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Setor de Competência Originária em dezembro de 2020. 


 O processo está em sigilo. Em nota, o Ministério Público informou que ainda investiga outros crimes, como desvio de renda pública, crimes licitatórios, falsidades documentais e peculato, supostamente praticados pelo grupo em Guaíra. 

 O G1 tenta localizar as defesas dos citados na reportagem. 

 Operação Golpe Baixo 

Segundo o MP, uma organização criminosa foi instalada na prefeitura na gestão de Zé Eduardo (2017-2020) para desviar verbas públicas com a participação de empresários. 

 Em dezembro, a operação prendeu temporariamente o vice do tucano junto com mais nove pessoas, entre elas o diretor de Esportes do município, Alessandro Camilo da Silva, e Stefanio Bonvino Stafuzza, presidente de uma ONG de judô. Os dois também foram denunciados pelos promotores. 

 O esquema, de acordo com a promotoria, ocorria principalmente nas secretarias de Esporte, Educação e Cultura. Segundo a investigação, o vice-prefeito comandou as irregularidades. 

 Os promotores informaram na época que inúmeras contratações apontadas como fraudulentas de empresas pertencentes a pessoas próximas ao prefeito, ao vice e ao diretor de Esportes foram feitas. Os contratos investigados somam mais de R$ 2 milhões.

 Ainda de acordo com a promotoria, grande parte dos contratos foi direcionada a uma empresa que ministra aulas de judô na cidade e houve superfaturamento. Além disso, houve a terceirização da pasta de Esporte para uma Organização Social que pertencia a empresários que subcontratavam as empresas. 

 Por causa da operação, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) afastou Zé Eduardo e Moreira do comando da prefeitura. Antes disso, o prefeito havia sido reeleito em novembro com 58,95%, mas não chegou a tomar posse, porque a candidatura já estava sub judice em razão de denúncias envolvendo supostas irregularidades na campanha. 

 Atualmente, o prefeito de Guaíra em exercício é Edvaldo Doniseti Morais (PSDB).

Fonte:https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2021/08/05/operacao-golpe-baixo-mp-denuncia-ex-prefeito-e-vice-de-guaira-sp-por-associacao-criminosa.ghtml

Comentários