SEU CHICÓ SEGUNDO OVÍDIO NASCIMENTO

Da Página Guaíra em Pauta, no Facebook: 

 "Francisco Galvão, o Chicó, nasceu em 1927 e era casado com Leonice Cândida dos Reis Galvão. Aprendeu a profissão de ferreiro com Júlio Robim em 1956, quando ingressou na oficina como ajudante, mas, era muito interessado na natureza e, com esse dom de lidar com plantas, tornou-se um dos responsáveis pelo antigo bosque municipal transformado depois em zoológico. 

Durante muitos anos fez do bosque a sua morada. Mesmo não sendo formado, trabalhou com afinco e aprendeu os segredos da profissão. Tornou-se um especialista no trato com as plantas. Lá cultivou sementes de árvore que serviram para arborizar praças e outros logradouros como o Parque Ecológico Maracá. Seu trabalho era sempre elogiado quando vinha de fora algum time de futebol jogar no Estádio Municipal José Zuquim Nogueira, cujo gramado era cuidado por Chicó. No campo de jogo sempre verde e sem falhas, todos notavam o esmero do bom jardineiro. Além dessa contribuição, Chicó sempre esteve ligado a campanhas educativas que orientavam crianças, jovens e adultos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e das responsabilidades dos cidadãos para com o verde.

Dedicado à família, orientou e formou cinco filhos: Maria Cândida, José Ângelo, Maria Conceição, Maria José, Zenaide e Ana Paula. Faleceu em maio de 2004. Naquela ocasião, muitas homenagens foram prestadas a ele que juntou seu nome à palavra verde. A casa onde morava no interior do bosque serve como local de pesquisas ambientais no zoológico municipal. Essa casa recebeu seu nome: Casa Francisco Galvão, o botânico ". 

 Extraído do livro do jornalista, memorialista e proprietário do Jornal Opinião, Ovídio Nascimento, com o seguinte título: "Um lugar, um nome, uma vida: pessoas que nomeiam bairros, ruas e outros logradouros públicos são relembrados neste livro. Para ler e guardar".

Comentários