Com 53% do orçamento público municipal destinado à folha de pagamentos aos servidores, quais serão as estratégias para turbinar o poder de investimento na cidade?

 Foto: g1.globo.com

Adeir Alves: 

A folha de pagamento mensal da prefeitura com o funcionalismo público abocanha 53% do orçamento municipal, que neste próximo ano terá a robusta quantia de R$ 220 Milhões. 

 O pagamento com salários de servidores somado a um possível aumento em cargos de comissionados, está claro, poderá engessar a máquina administrativa, por isso que o prefeito eleito precisa tomar cuidado ao empossar seus apoiadores em cargos públicos, ou seja, a melhor alternativa para salvar a arrecadação, é, ainda que desagrade os súditos, aproveitar os agentes públicos na condução das repartições. 

Portanto 53% gastos com a folha chama a atenção para a responsabilidade política administrativa e social, e não a importância de instalar o grupo político nas dependências do Paço Municipal “Messias Cândido Faleiros”, como foi antes. Na verdade 53% gastos com os salários, é um sinal do horizonte de que o governo vai precisar estar atento, para não transformar o inchaço, na Prefeitura em inflamação crônica. 

 Não é a intenção de o referido texto analisar o porquê a prefeitura gasta tanto com os salários de agentes públicos e, sim, a fórmula mágica de como manter os recursos atribuídos às entidades e aos serviços públicos, em uma possível baixa na arrecadação nos próximos anos. A pergunta é: Como devolver o pagamento dos impostos na forma de políticas públicas aos munícipes, com o orçamento comprometido? Eis a questão! 

Entretanto a responsabilidade ética e moral do novo gestor é, sobretudo, resolver e antecipar aos problemas, antes que estes causem desconforto à família Guairense. E, uma das brilhantes alternativas, para proporcionar economia e turbinar o poder de investimentos no gerenciamento da prefeitura é, sem dúvida, aproveitar os servidores junto às Secretarias. 

É necessário fazer um plano de carreira que englobe todos os servidores, desde os padrões mais baixos até os mais altos, valorizando e incentivando os colaboradores a buscarem mais conhecimento em suas áreas de trabalho, melhorando assim cada vez mais o serviço público. Oferecer condições dignas de trabalho ao servidor público, equipamentos, uniformes, auxiliar os funcionários a conseguirem um plano de saúde melhor que atendam os seus anseios. Resolver a questão dos desvios de função também deverá ser um desafio para o novo chefe do executivo, esperamos que este consiga resolver essa questão muito importante para o avanço do município.

Outra questão importante para o novo prefeito é capacitar os funcionários a atenderem com mais excelência e empatia a população oferecendo qualidade no atendimento, e possibilitando informações corretas à população evitando que andem de um lado para o outro no serviço público, sem ter o devido direcionamento para resolverem seus problemas. 

 Como dizia o slogan da campanha do novo gestor “Guaíra vai voltar a sorrir”, esperamos que os nossos funcionários públicos municipais sejam mais valorizados e reconhecidos e voltem a sorrir, assim como toda a nossa cidade também volte a sorrir. 

 “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” Geraldo Vandré

Comentários