O perigo ao empossar um Secretário Pão de Queijo

Adeir Alves:

 “A imposição aos modos operantes fundamentados nos valores éticos e morais cultivados na biografia da sociedade crítica, é, contudo, a desconstrução da relação de confiança entre governo e governados. Neste caso, para mim, não é renunciando à responsabilidade ética, histórica, política social que nos distância da plataforma sociedade, pois, na essência somos todos iguais e, a isto, há sempre um profícuo momento para, de mãos dadas, caminharmos juntos na direção do que é certo”. 

 Antes de vencer as eleições suplementares, o postulante ao cargo de prefeito havia mencionado que não tinha compromissos (acordos políticos) com ninguém, e que sua equipe de governo seria montada nos pilares dos princípios éticos e morais. Mas, após vencer o pleito, a escolha de alguns nomes para comandar algumas Secretarias, Diretorias, Departamentos, no entanto, deixou a família guairense preocupada sobre o que foi acordado quanto ao perfil desse novo time.

Escrevi aqui neste blog há um tempo, um texto importante sobre o desserviço que, ao empossar um secretário com o cunho político, a este dei o apelido de pão de queijo, cujo objetivo foi alertar o chefe do executivo (há época) quanto ao prejuízo que estes podem causar à cidade. 

Entenda o caso: Para que a cidade cresça e desenvolva, todo bom prefeito precisa estar unido a um grupo de servidores proativos, dinâmicos e, acima de tudo, ter perfil para a referida pasta a ser comandada. Na prática teria que ser assim! 

Agora, vocês devem estar se perguntando o que o pão de queijo tem a ver com o secretário, explico: O pão de queijo é um delicioso alimento que consiste basicamente em um biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, leite, banha de porco, óleo vegetal e queijo de leite, de consistência macia e elástica. Contudo, há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito bem com o resultado final. Alguns preferem polvilho doce; outros, o azedo. O pão de queijo para ser bem feito ao consumo, necessita de uma boa química, ou seja, uma massa bem macia e um gosto bem crocante. 

 Já o bom secretário deve ser dinâmico, criativo, humilde (não deixar o cargo subir à cabeça), jamais ser um pau mandado. Isso também é um bom conselho à quem aspira ser um representante do povo (Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador).

Como identificar um secretário com essas características semelhantes ao pão de queijo? Isto não é muito difícil, não! Um Secretário pão de queijo é aquele que não tem perfil para comandar as repartições públicas, na sua grande proporção, são os indicado pelo presidente de partidos e apoiadores do grupo vencedor (é aí que mora o perigo), contudo, estes não são dinâmico, não são criativo e muito menos prestativos. 

 Ainda como dica, um secretário pão de queijo é bem simples identificá-lo: este tipo de agente público, quando ele está ao lado Prefeito, ele cresce, incha e fica o tempo todo aparecendo para o Prefeito como se fosse um tentador pão de queijo ao consumo. Mais, longe da vista do Prefeito, diminui, murcha, não apresenta criatividade e, muito menos, demostra não ser um bom ocupante do respectivo cargo. Não atende aos anseios da população, vive longe desta, ou faz assistencialismo para se mantiver no cargo -  isso quando não vira um puxa saco nato para assegurar seu emprego. 

 Assim como a massa de pão de queijo, se o Prefeito não acertar nos ingredientes (Secretário) a massa (Cidade) não cresce, ou seja, o tempo de preparo (três anos e dois meses) foi perdido, e se o tempo foi todo perdido, nada foi aproveitado! Vamos ficar de olho! 


 “Quem sabe faz hora, não espera acontecer” Geraldo Vandré

Comentários