A importância de acessar o Diário Oficial diariamente

Imagem:Diário Oficial do Município
Adeir Alves:

O Diário Oficial Eletrônico de nosso município é uma ferramenta democrática e de fácil acesso. É neste meio digital que são publicados todos os atos e fatos provenientes à Prefeitura do município, Câmara Municipal, instituições públicas, entidades sociais, igrejas, associações e outros; entretanto, este mecanismo é de grande importância para a lisura do Poder Público, pois obedece às prerrogativas do Artigo 37 de nossa Constituição, no quesito publicidade. 

Contudo é valido ressaltar a economia aos cofres públicos que este proporciona, porque é realizado pelos competentíssimos funcionários públicos, sendo assim, não há a necessidade dos robustos contratos com os donos de órgãos de imprensa. A Câmara Legislativa também pode fazer uso deste veículo de publicidade, tudo sem custo ao referido órgão. 

 Basta acessar o site da prefeitura (https://guaira.sp.gov.br/) e, no lado direito da barra de direção está localizado o Diário Oficial. A sociedade pode acompanhar (cidadania) aos investimentos e aos gastos inerentes à Gestão Pública, também, se alguma lei, aprovada pelo Legislativo, entrou em vigor. Todas as licitações, decisões judiciais, qual foi o servidor que se aposentou, quem retirou férias, quem foi promovido, quem foi exonerado, divulgação do orçamento anual, plano plurianual, convocação de reuniões de conselhos, convocações de assembleias, dentre outras atribuições oriundas da Máquina Administrativa são, diariamente, postadas. Como o nome diz, as postagens são diárias nos dias úteis, por isso, é importante acessá-lo no dia a dia. 

Os vereadores e as autoridades competentes podem fazer uso desse meio digital, para fins de conhecimentos e fiscalização. Entretanto, o Diário Oficial é uma imprensa do município (totalmente gratuita), que tem como princípio alvo dar publicidade, gerar economia e transparência às ações do Governo, sobretudo, manter a sociedade informada. 

Portanto, o Poder Público deveria divulgar mais essa importante ferramenta colocando em suas redes sociais  dando mais ênfase. E você caro leitor deveria acompanhar (consciência cívica) mais o Diário Oficial para se manter informado sobre o que ocorre no dia a dia da Prefeitura, afinal devemos exercer o nosso direito de cidadania. 


 “Quem sabe faz hora, não espera acontecer” Geraldo Vandré

Comentários