O jornalismo forjado sem a essência dos valores éticos faz um mal danado ao município!

 

Adeir Alves:

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará - João 8:32” 

 Os robustos contratos envolvendo prefeituras e os donos de imprensa têm aguçado a curiosidade da sociedade crítica, pois todo o dinheiro público gasto para manter os órgãos de imprensa sob o domínio de governos, impõe-se um peso ao orçamento público, ou seja, o recurso que deveria ser investido na fomentação de políticas públicas  acaba sendo direcionado ao sustento do círculo vicioso. 

As cidades onde os gestores são sérios, os sites e os diários eletrônicos oficiais têm proporcionado economias ao erário público e, concomitante, facilitando a divulgação dos atos e fatos do poder público, tudo gratuito; por isso, não há necessidade de sustentar os órgãos jornalísticos com verbas públicas. 

Na verdade, o uso dessas ferramentas digitais pelos administradores, além de garantir a economia ao orçamento de cada município, é um escudo de proteção contra os ataques pusilânime da matilha indômita da velha imprensa. 

Os contratos selados entre poder público e veículos de imprensa, geralmente acontece no escuro, contrata-se uma empresa de publicidade com um valor acima do normal - por um período de tempo curto - e esta por sua vez repassa aos mandatários da imprensa. Com a ausência de questionamentos e fiscalização por parte das autoridades competentes, tudo parece normal aos olhos da sociedade pagadora de impostos. 

O dinheiro gasto indevidamente, conforme citado acima, evidencia o enfraquecimento do poder de investimento inerente à estrutura pública, certo disto, basta analisar se há investimentos no seu  bairros, se tem havido cortes desnecessários nas horas extras do servidor, investimento em segurança pública, se os loteamentos particulares estão sendo beneficiados com o uso da máquina publica, se há obras não finalizadas, se a cidade está suja? Isto, no entanto, pode ser um indicador que o orçamento público esta mal direcionado. 

O papel da imprensa é informar a sua comunidade sobre os acontecimentos pertinentes. No entanto, o que a sociedade precisa é de uma imprensa livre, crítica, capaz de mostrar a verdade nua e crua sem filtros, e que realmente defenda a população amparada aos valores de nossa Constituição Federal(CF) . 

 Após ler esse texto, caro leitor, se você não for cuidadoso, a imprensa fará dos lobos, a ovelha ! 

 Eu acredito que ainda exista uma classe de jornalistas séria e compromissada com a ética, que não compactua com esse jeito putrefato de fabricar jornalismo.

Comentários