A missão do novo Presidente da Casa de Leis

Adeir Alves:

O município enfrenta uma situação de puro abandono, como nunca antes!

Basta caminhar pelos bairros da cidade para ver que as ruas estão cheias de buracos e mal cuidadas; as praças abandonadas e, para piorar, a ausência de atividades esportivas e culturais preconiza a ociosidade entre os espaços de esporte e lazer. 

Uma demonstração da inércia por parte dos responsáveis, o esquecimento dos cuidados com a praça do Cohab II (o mato toma conta da beleza desse espaço público), sem contar outras praças da nossa cidade e áreas institucionais. No entanto, a Câmara Municipal é a caixa de ressonância da Prefeitura, por isso, as atribuições que são conferidas ao parlamento, obedecendo à Lei Orgânica Municipal (LOM), e é de total interesse aos contribuintes e, nos últimos seis meses, o Legislativo caminhou, infelizmente, à sombra do Prefeito. 

 O novo presidente da Casa Legislativa, Stefanio Bonvino Stafuzza (Cidadania), terá a nobre missão de fazer diferente, não usar o Poder da Presidência para promover o centro dos interesses políticos, pelo contrário, legislar como o Povo e para o Povo, visitando os Bairros e apontando a fragilidade de investimentos, andar pelos setores públicos conversando com os servidores de cada repartição - como também - acender os valores morais e éticos ao comando da Ouvidoria. 

 A observância nas questões pertinentes a não receber projetos de Leis na calada da noite, para serem votados às pressas. Legislar consciente ao encontro dos interesses públicos, oferecer aos nobres Pares tempo suficiente para estudar os documentos e fazer as devidas proposituras e, contudo, votar pensando no bem da sociedade como um todo. 

O presidente eleito, legislando com o Povo, obedecendo ao regimento interno da Câmara Municipal, artigo 18 no inciso XXVII, nos projetos vindo do Chefe do Executivo, como criação de cargos, empréstimos, abertura de novos loteamentos, entre outros, realizar-se audiência pública com a sociedade civil e as entidades, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 

O comandante a Casa de Leis, no próximo ano, fazendo uso de suas atribuições legais e, conjuntamente à sua força política, pode cobrar da comissão esporte, lazer e turismo, respaldado no Artigo 52 do Regimento Interno, o devido relatório do porquê não foi realizado as devidas políticas esportivas nos Territórios, conforme os artigo 191 e 192 da Lei Orgânica Municipal (LOM) e, sobre isso, analisar o progresso do cargo adjunto, criado pelo Executivo Municipal e votado pelos vereadores, à referida pasta, que gera custo aos cofres públicos. 

 Lutar contra a inversão de valores: Reduzir os robustos gastos com a agência de publicidade que, entretanto, a prefeitura, este ano, pagou à empresa de divulgação a robusta quantia de R$ 414 Mil Reais, por um período de apenas nove (09) meses, e depois aditou mais 100 Mil Reais neste contrato, embora o Paço Municipal é contemplado pelo “Diário Oficial Eletrônico”, que foi criado para dar publicidade aos atos e fatos do Executivo e, concomitante, a Gestão ainda é amparada pelo site de informações e a página instalada na rede do “Facebook”.

 E, Sob a égide do profícuo diálogo, que é preciso economizar e investir o erário público no Povo, transferindo todo esse montante gasto com os com os donos de imprensa, na troca de oito (08) mil metros de canos de amiantos pelos canos de PVC, reformar a praça da Vila Aparecida, ou seja, investir o dinheiro oriundo dos impostos na comunidade pagadora de tributos. 

 O combate à corrupção devendo ser sua principal bandeira de trabalho, lutando com afinco contra esse mal que assola as prefeituras por esse Brasil a fora, e não deixar a população desprovida de políticas públicas eficientes. Também trabalhar com uma Câmara Municipal enxuta devolvendo mais dinheiro à Prefeitura, para que este possa ser investido em saúde, educação, esporte, cultura, assistência social entre outras secretarias. 

 Mostrando à sociedade que sua gestão é diferente, participativa e atuante na fiscalização dos recursos públicos, isso garante ao Chefe do Parlamento a confiança dos vereadores, havendo grande chance de continuar à frente da presidência da Casa no próximo semestre. 

 “O Vereador precisa conhecer as necessidades da população, mas precisa conhecer bem as leis e os instrumentos legais para atender essas necessidades” Dr. Ismar Júnior

Comentários