Valorizando o funcionário público


Por Denir Ferreira dos Santos
Valorizando o funcionário público

Todo administrador que se preze deve olhar primeiramente para a qualidade de vida dos seus colaboradores. A valorização dos mesmos favorece um melhor desempenho e com isso os bons resultados são obtidos e quem se serve destes serviços fica contente. No setor público, os funcionários devem ser definidos como a base de sustentação de uma pirâmide. No caso de nossa Prefeitura, a valorização irá refletir diretamente e positivamente nos bons serviços prestados à comunidade. Verifico que, no modelo de administração que Guaíra adotou nestes últimos anos, em especial nesta administração o Sindicato dos Servidores Municipais só se lembra dos direitos dos funcionários quando é período de aumento salarial, enfraquecendo assim a representatividade que exerce. Independente da fragilidade deste Sindicato, venho aqui levantar a bandeira dos Funcionários Públicos Municipais, e ao mesmo tempo sugerir que a atual administração que crie um Departamento de Recursos Humanos (RH) digno de quem tem em seus quadros mais de Mil funcionários, para corrigir algumas distorções.
Este RH tem ser operacional, ou seja, realmente funcionar. Oferecendo cursos de qualificação, treinamentos específicos e até disponibilizando direitos para estes funcionários, como EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais)
O departamento também serviria para garantir outros direitos dos servidores, como o estabelecimento de um cronograma de férias anuais e o acesso garantido ao direito das férias prêmios, estabelecendo, inclusive, uma ordem cronológica que evite o uso político no relacionamento patrão e funcionário.
Um exemplo desta total desorganização é o pagamento de horas extras aos funcionários. É público e notório que existem funcionários que fazem horas extras e não recebem pelas mesmas, causando assim um verdadeiro descontentamento.
Outro problema que se arrasta e por sinal faz muitos anos é a questão do Plano de Carreira dos Servidores. Muito se fala, mas pouco se age em favor desta conquista, que iria corrigir várias injustiças de funcionários que passaram o longo de suas vidas exercendo com eficiência suas funções e não conquistaram o direito de obter uma promoção ou até mesmo garantias de uma aposentadoria tranqüila no final de sua jornada de trabalho.
Este Departamento de Recursos Humanos não deve trabalhar sozinho. Deve unir a Comissão Interna de Proteção de Acidentes (CIPA) e o próprio Sindicato dos Servidores (que, diga-se de passagem, neste mandato está inerte e inoperante), para que juntos possam sentar, discutir e implementar as ações necessárias para valorizar o funcionário público e obter deles os melhores resultados.
Patrão que se preze, cuida do seu funcionário com carinho e atenção, olhando para ele não somente como um colaborador, mas também como a engrenagem principal para alcançar os resultados necessários em favor daquilo que busca atingir.
Tenho a plena certeza que se os atuais Administradores de nossa Prefeitura adotarem esta minha indicação, terão uma melhor avaliação de nossos funcionários, e consequentemente os mesmos terão uma boa imagem por parte da população, pois exercerão com alegria suas funções.
Acorda Guaíra!!!!

Denir Ferreira dos Santos, empresário, proprietário do Grupo Ao Barulho, líder do PSB de Guaíra

Comentários