Ao bobo da corte!

Por: Adeir Alves

Segundo site www.wikipedia.org, o bobo da corte, bufão, bufo ou simplesmente bobo é o nome pelo qual era chamado o "funcionário" da monarquia encarregado de entreter o rei e rainha e fazê-los rirem. Muitas vezes eram as únicas pessoas que podiam criticar o rei sem correr riscos.
O bobo teve origem no Império Bizantino. No fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes européias, e seu desaparecimento ocorreu durante o século XVII. Vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados. Inspirou a 13ª carta do baralho e, nos dias atuais, o famoso vilão, arquiinimigo do Batman.
Hoje em dia, a figura do bobo da corte não desapareceu, porque vira e mexe sempre tem alguém que gosta de encarnar esse personagem, talvez por não ter o que fazer de sua vida, ou talvez por necessidade de aparecer. Acredito que essa necessidade de aparecer para o seu rei (o prefeito), simplesmente, não passa de um distúrbio psicológico.
Mas garimpado por ai atrás de noticias (até porque seremos sempre questionados quando levantamos algum tipo de informação, uma denuncia ou mesmo um fato público) para me atualizar nesse mundo competitivo e globalizado, eu comecei a me interessar pela história do bobo da corte de uma forma mais contemporânea, ou seja, em nível municipal. Explico: isso porque eu estou tentando ajudar a atual administração de uma forma simples e barato, mas, infelizmente, alguém enciumado vai e veste a farda do soldado do bem e, nos questiona em público. É a tal da coisa: “fala de mim, mas não fala do meu rei (o prefeito).”
Bom, mas eu já expliquei que sou professor de Educação Física, eu não sou nenhum promotor de justiça e muito menos advogado, bem como, também não sou obrigado a revelar as fontes que procura o www.nossoguaira.com para fazer suas reclamações, denuncias e perseguições, enfim, não tenho autorização para citar os nomes de pessoas em público, bem como não tenho nenhuma procuração assinada em meu nome para defender esse ou aquele cidadão. Mas voltando a minha pesquisa sobre o bobo da corte, aliais o bobo municipal, eu descobri que, hoje em dia, ele não usa mais uniforme espalhafatoso, não usa mais aquele chapéu bizarro com guizos, mas sim, anda de carro ou mesmo de moto. O bobo municipal sempre diz por ai que ele esta ajudando o seu prefeito sem remuneração alguma. Ele quer aparecer nas custas dos outros. Mais é bobo mesmo esse coitado.
Para que o nobre leitor possa entender esse roteiro, eu vou contar uma pequena historinha:
Numa cidadezinha de aproximadamente 40 mil habitantes que fica no interior do estado de São Paulo, existe um rei (o prefeito) que todos os dias, ao se olhar no espelho, ele só consegue enxergar um homem que acredita fazer o bem para o seu povo, mas ao sair diante do espelho, esse mesmo rei se depara com uma outra realidade, ou seja, ele esta fazendo um bem sim, mas um bem para os amigos do rei e os amigos dos amigos da família do rei. Para o seu verdadeiro povo ele oferece apenas migalhas e promessas. Mas diante dessa realidade a imagem do rei começa a ficar arranhada, deixando o rei, que até pouco tempo era um homem de bem, hoje ele está triste, sem ter sentido para desfilar no tapete de sua popularidade municipal.
Mas nem tudo é apenas tristeza na vida desse rei; eis que, surge a figura do bobo da corte, ou melhor, o bobo municipal que, acreditando que o mesmo vai conseguir levantar a moral do seu rei, ele faz suas graças; fala o que quer e acaba levando o que não quer. Só que, felizmente, o povo dessa pequena cidadezinha, dessa historinha sabe separar o joio do trigo. A população até aceita as gracinhas por parte do bobo da corte, porque sabe que esse bobo da corte sempre foi assim mesmo, ou seja, ele é amigo do rei, somente do rei.
Eu não sabia, mas recentemente, procurando me informar melhor sobre o bobo da corte, eu descobri que até os palhaços tem sindicato. Então, bem que esse bobo da corte municipal desta historinha poderia prestar à decência e a moral de lutar em prol do sindicato ao qual ele poderia fazer parte de VERDADE e, não ficar fazendo palhaçada no sentido de ficar abanando o seu rei. Eu recomendo a você bobo da corte municipal, que você compre um ventilador com o seu dinheiro é claro, e faz uma graça aproveitando e de esse ventilador de presente para o seu rei. Assim quando o seu rei estiver triste ou sentir calor, ele vai dizer: Deixa-me colocar esse bobo pra trabalhar! Já que ele não esta dando conta do recado mesmo!
E assim termina a minha historinha de hoje, lembrando que, qualquer semelhança junto a essa historinha será mera coincidência ou será que não?!

Adeir Alves
Educador Físico
Idealizador do nossaguaira.com
Adeir_alves@hotmail.com

Comentários