Aécio lidera pesquisa eleitoral sem Serra na disputa

Instituto Vox Populi mostra o governador de Minas à frente de Ciro e Dilma

Pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Jornal da Band mostra que o governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, continua na liderança da corrida eleitoral para 2010 com 39% das intenções de voto, contra 17% da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência e 13% do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE).
A novidade na pesquisa é o desempenho do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, quando ele é apresentado ao eleitor como o candidato do PSDB. Aécio aparece como 25%, à frente de Ciro (19%), Dilma (15%) e da senadora Marina Silva (PV-AC), com 10%.
O governador mineiro se sai ainda melhor sem Ciro e sem Serra na disputa. Neste cenário, Aécio aparece com 29%, contra 21% de Dilma e 13% para Marina.
O resultado difere do levantamento feito pelo Ibope e divulgado no último dia 7. Em um cenário em que o candidato do PSDB é Aécio, é Ciro quem aparece em primeiro com 26%, seguido por Dilma, com 20%, e o governador mineiro com 14%.
O Vox Populi, que tem sede em Belo Horizonte, também consultou os eleitores sobre os vices. Uma chapa formada por Aécio com Ciro de vice aparece com 35%, contra 20% da dupla Dilma e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e 11% por uma chapa formada por Marina e Guilherme Leal, executivo da Natura recém-filiado ao PV.
Em um outro cenário, uma chapa PSDB-DEM formada por Serra e a senadora Kátia Abreu (DEM-GO) tem 41% das intenções de voto, enquanto a chapa Dilma/Temer tem 20% e Marina/Leal 11%.
Na reportagem, o jornal não divulgou quando a pesquisa foi feita e nem quantas pessoas foram ouvidas no levantamento.

Comentários