Arruda está fora da disputa de reeleição em 2010

Governador do DF pediu desfiliação do DEM após escândalo do mensalão do DF

A saída do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do DEM também tirou o governador da disputa eleitoral do ano que vem. Sem filiação partidiária, ele não pode concorrer à reeleição em 2010. O governador anunciou a sua desfiliação do partido nesta quinta-feira (10), um dia antes da Executiva do partido decidir ou não a sua expulsão. Arruda é acusado de liderar o chamado mensalão do DEM, suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio.
O prazo para se filiar a partidos acabou no começo de outubro e a lei exige que o político com intenção de ser candidato esteja filiado a um mesmo partido por pelo menos um ano.
A operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, deflagrada no último dia 27, apreendeu mais de R$ 700 mil nas casas e gabinetes dos políticos envolvidos, incluindo um anexo da residência oficial do governador. Ao todo, a operação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Segundo o inquérito da PF que investiga os crimes de formação de quadrilha, crime eleitoral e corrupção, o dinheiro vinha ilegalmente de empresas que têm contratos com o governo. Em troca dos pagamentos, elas conseguiriam facilidades em licitações.

Comentários