NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra, rico em águaConcepção artística de um novo planeta descoberto
Um grupo de astrônomos descobriu um novo planeta muito parecido com a Terra, maior do que ela, e que poderia ter mais da metade de sua superfície coberta por água, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira (16) na revista especializada Nature. A "Super-Terra", como está sendo chamado o planeta (cujo nome oficial é GJ 1214b), está a 42 anos-luz de distância, em outro sistema planetário, e seu raio é 2,7 vezes maior que o da Terra.
Sua descoberta, relatada no estudo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, representa "um grande passo à frente" na busca por mundos semelhantes à Terra, estimou Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, que escreveu um comentário sobre a "Super-Terra" na Nature.
O que ainda falta descobrir é a composição gasosa de seu entorno, segundo Marcy. O GJ 1214b tem uma órbita de 38 horas em torno de uma estrela pequena e fraca, que foi vista pela primeira vez por oito telescópios terrestres comuns não muito maiores daqueles usados por observadores amadores, de acordo com o Centro Harvard-Smithsonian.
Sua relativa proximidade torna possível estudá-lo a ponto de determinar sua atmosfera. "Isso faria dele a primeira "Super-Terra" com atmosfera confirmada mesmo que esta atmosfera provavelmente não seja boa para a vida como a conhecemos", explicou David Charbonneau, que coordenou a equipe de pesquisa.
A temperatura do novo planeta, no entanto, é muito alta para abrigar formas de vida como as terrestres, explicaram os cientistas do Centro Harvard-Smithsonian em uma nota. Sua densidade sugere que "é composto por cerca de três quartos de água e gelo, e um quarto é rocha", segundo a pesquisa. "Há também fortes indícios de que o planeta possua uma atmosfera gasosa".
Os cientistas calcularam a temperatura do GJ 1214b entre 120 e 280 graus Celsius- apesar da estrela central de seu sistema solar ter cerca de um quinto do tamanho do Sol. "Apesar de sua temperatura alta, este parece ser um mundo de água", disse Zachory Berta, estudante que primeiro identificou indicações da presença do planeta. "É muito menor, mais frio e mais parecido com a Terra do que qualquer outro exoplaneta", indicou Berta em uma nota. Exoplaneta ou planeta extra-solar é qualquer um localizado fora do nosso sistema solar.
Berta explicou que parte da água da "Super-Terra" provavelmente está em estado cristalino, que existe em ambientes com pressão atmosférica pelo menos 20.000 vezes superior à encontrada ao nível do mar em nosso planeta. Entretanto, numa comparação com o CoRoT-7b - outro planeta descoberto pelos cientistas que apresenta semelhanças com a Terra, o GJ 1214b é bem mais fresco, segundo os astrônomos.
O CoRoT-7b, por outro lado, tem densidade próxima à da Terra (5,5 gramas por centímetro cúbico) e parece ser rochoso, enquanto o novo planeta aparenta ser bem menos denso, com 1,9 grama por centímetro cúbico. "Para manter a densidade do planeta tão baixa assim é preciso que contenha grandes quantidades de água", afirmou Marcy. "Deve haver uma enorme quantidade de água, pelo menos 50% de sua massa".

Britânicos de 10 anos são acusados de estuprar menina de 8

Dois meninos de 10 anos foram acusados de estuprar uma menina de oito anos em Londres, disse a polícia britânica nesta quarta-feira. Os dois garotos devem aparecer na Corte de Magistrado de Uxbridge, no oeste de Londres, na quinta-feira.
"O incidente aconteceu em Hayes, no oeste de Londres, em 27 de outubro, e isso é praticamente tudo o que sabemos", disse um porta-voz da polícia. As crianças não foram identificadas porque são menores.

Sacerdote irlandês é condenado a prisão por abusar de coroinha
A Justiça irlandesa condenou nesta quarta-feira a três anos de prisão o sacerdote católico Thomas Naughton, por cinco crimes de abusos sexuais cometidos contra um menor entre 1982 e 1984. Naughton, 78 anos, foi declarado culpado em junho de abusar sexualmente um coroinha na paróquia de Wicklow, na arquidiocese de Dublin.
Durante a leitura da sentença, o juiz Michael O'Shea qualificou hoje de "espantosos e horrendos" os abusos do religioso, que utilizou sua relação de "confiança" para cometer atos "premeditados", segundo o magistrado.
A pena máxima para este tipo de casos é de dez anos, mas o advogado de Naughton conseguiu uma redução da condenação, dada sua avançada idade, estado de saúde e grau de cooperação com a polícia para investigar o caso. No entanto, a defesa anunciou que apelará contra a sentença.
Uma das vítimas de Naughton leu durante a audiência um comunicado no qual assegurou que o sacerdote abusou sexualmente dele em mais de 70 ocasiões, o que o levou a tentar dois suicídios e a sofrer de "dependência sexual", pela qual recebe tratamento.
Em julho de 1998, o sacerdote foi condenado a três anos de prisão, por abusar de outros quatro coroinhas. O recente Relatório Murphy sobre abusos sexuais apontou mais de 20 pessoas como vítimas do sacerdote, embora muitas tenham resolvidos seus casos fora dos tribunais.
O texto tornou público no mês passado as práticas da Igreja Católica irlandesa para ocultar durante décadas, e em conivência com o Estado, centenas de abusos cometidos na arquidiocese de Dublin, a mais importante do país.

Comentários