NOTÍCIAS NACIONAL

Campanha de recadastramento de armas termina dia 31 de dezembro
Sem prorrogação, o prazo para o recadastramento das armas vai até o dia 31 de dezembro
A Campanha Nacional de Recadastramento de Armas termina no dia 31 de dezembro de 2009.Mais de três milhões de armas já foram regularizadas e quem ainda não efetuou o recadastramento precisa correr para não ficar ilegal. Depois de encerrada a campanha, os proprietários de armas não recadastradas estarão cometendo um crime, sujeito à pena de detenção de um a três anos mais pagamento de multa.
Os documentos que devem ser apresentados são cópias autenticadas do RG, CPF, comprovante de residência e registro antigo da arma, se tiver. Não leve a arma. Todo o cidadão brasileiro ou naturalizado, maior de 25 anos, tem o direito de adquirir até seis armas de uso permitido. Recadastrar é a única forma de garantir o direito de manter a arma em casa.
Além do serviço telefônico para tirar dúvidas (0800 727 3040), os proprietários de armas podem fazer o recadastramento em uma das 2 mil lojas especializadas e credenciadas, em uma das 6 mil agências dos Correios, em uma das unidades da Polícia Federal ou pelo site www.recadastramento.org.br

Cirurgia retira faca de 20 cm enfiada na cabeça de um homem em São Paulo
Se sobreviver, rapaz de 24 anos deverá ficar em coma para o resto da vida
Tomografia do crânio do rapaz mostra que faca perfurou cérebro

Médicos do Hospital Base de Rio Preto, em São José do Rio Preto, a cerca de 430 quilômetros de São Paulo, retiraram na tarde desta sexta-feira (25) uma faca de 20 centímetros da cabeça de Emerson Manoel da Rocha, de 24 anos. A cirurgia demorou 2h30 e o estado de saúde do homem, que está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, é considerado gravíssimo.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Emerson corre risco de morte. Se ele sobreviver, poderá ficar em coma. As sequelas por conta do incidente também serão irreversíveis.
Ele está no hospital desde a madrugada. Os médicos passaram o dia estudando a melhor forma de fazer a cirurgia. Uma tomografia do crânio mostra que a faca perfurou o cérebro.
Emerson foi encontrado pela polícia caído no bairro Maria Lúcia, mas não existem informações sobre como a faca foi colocada em sua cabeça. A polícia da cidade vai investigar o caso.

Homem é encontrado com faca de 20 cm na cabeça em SP
Um homem de 24 anos foi internado na madrugada desta sexta-feira, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, com uma faca de 20 cm na cabeça. Emerson Manoel da Rocha foi encontrado pela polícia caído no bairro Maria Lúcia.
De acordo com o a assessoria de imprensa do Hospital Base de Rio Preto, Emerson passou por uma cirurgia nesta tarde para a retirada da faca e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo.
A assessoria informou que o objeto foi retirado com sucesso, porém, ainda que ele sobreviva, vai ficar com sequelas irreversíveis. Não há informações sobre como a faca foi parar na cabeça de Emerson. A polícia da cidade vai investigar o caso.

Jovem mata mãe com tiro acidental da arma do pai no RN
Um jovem de 16 anos matou a mãe com um tiro acidental em Caicó (RN), na noite de quinta-feira. Segundo a polícia, o disparo ocorreu quando o adolescente manuseou a arma do pai, que é cabo do Exército, dentro do carro da família. As informações são da Globonews.
O incidente aconteceu quando a família seguia para a casa de parentes, para comemorar o Natal. A mulher chegou a ser socorrida, mas morreu na madrugada desta sexta-feira. O pai do adolescente assinou um termo de compromisso na polícia e o jovem foi liberado.

Homens armados assaltam jogador do Flamengo no Rio
O jogador do Flamengo Vinícius Pacheco foi assaltado no fim da tarde desta sexta-feira em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, o atleta estava parado dentro do carro em frente a uma farmácia quando um grupo de homens armados entrou no veículo.
De acordo com a PM, Pacheco disse que foi obrigado a dirigir até a rodoviária Novo Rio, onde os assaltantes saíram do carro, levando apenas objetos pessoais do jogador. O carro não foi roubado.

Stephanes afirma que é preciso definir melhor o acordo de importação da Argentina

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o governo precisa decidir, no início do próximo ano, se o Brasil deve ou não ser autossuficiente na produção de trigo. Para ele, a autossuficiência é uma questão estratégica e uma forma de equilíbrio para muitos produtores, principalmente os de milho e soja, maiores lavouras do país, que cultivam trigo em suas terras no inverno.
“Isso mantém um equilíbrio para continuarem produzindo e também mantém empregos, evitando aquele problema de várias regiões do Brasil, que empregam na safra e desempregam na entressafra, e mantendo a economia de milhares de municípios”, afirmou à Agência Brasil.
Para incentivar o aumento da produção, que em 2009 foi de 5 milhões de toneladas, o ministro disse que é preciso adotar uma política de médio e longo prazos. O consumo anual de trigo no país é de aproximadamente 10,5 milhões de toneladas, o dobro do que é produzido. “Temos que evitar a importação de trigo que vem subsidiado dos Estados Unidos e do Canadá, em momentos prévios à nossa safra porque, aí, os moinhos estocam e pressionam os preços para baixo”, afirmou.
Além disso, Stephanes disse que é preciso definir melhor o acordo de importação da Argentina, para evitar que o trigo de lá chegue ao Brasil na época da colheita. Por estar dentro do Mercosul, o trigo argentino não é taxado quando entra no Brasil. O cereal de outros países fora do bloco de integração econômica, como Estados Unidos e Canadá, entra no país com taxa de 10%, referente à Tarifa Externa Comum (TEC).
O Ministério da Agricultura, entretanto, já levou uma proposta de aumento da TEC para 35% à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que está analisando os impactos que a medida pode ter no preço final do pão, que acaba interferindo na inflação. De acordo com Stephanes, se o Brasil se decidir pela autossuficiência, no próximo plano safra aparecerão novidades para incentivar a produção de trigo, como a redução nos juros dos financiamentos para a atividade.

Prazo para pedir dinheiro referente ao Plano Collor termina em março
Em março de 1990 os planos de milhares de brasileiros foram interrompidos quando o então presidente Fernando Collor de Mello confiscou de cada caderneta de poupança todo o dinheiro acima de 50 mil cruzados – a moeda da época.
O dinheiro confiscado foi corrigido e devolvido em 12 parcelas, mas o que ficou na conta não teve rendimento nos meses de março, abril e maio de 90. Agora, os brasileiros – inclusive herdeiros de correntistas que já morreram – podem receber a correção a que tinham direito. Hoje, para cada cota de 50 mil cruzados é possível receber cerca de R$ 5600.
O prazo para reivindicar a devolução termina no dia 15 de março de 2010. Quem quiser fazer a ação por conta própria pode procurar o fórum de pequenas causas levando cópias dos extratos de março, abril e maio de 90, CPF, RG e comprovante de residência. É possível também contratar um advogado, mas nesse caso é preciso pagar os honorários.

Usuários enfrentam filas nos guichês das companhias para embarcar no Aeroporto Juscelino Kubitschek

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, concentra o maior número de atrasos no feriado. Segundo números divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de 93 voos que decolaram da capital federal até as 15h, 28 (30,1%) saíram com atraso superior a 30 minutos.
O índice é bastante superior à média nacional. Nos 49 aeroportos administrados pela Infraero, apenas 6,6% dos voos partiram fora do horário. De um total de 1.355 decolagens até as 15h, 90 saíram com atraso.
O segundo o aeroporto com mais atrasos é o de Cumbica, em Guarulhos, onde 14 voos deixaram de sair na hora marcada. Isso representa 9,5% das partidas realizadas.
O índice de cancelamentos também está alto no Natal. Segundo a Infraero, 281 voos (20,7%) não decolaram hoje, o que equivale a um de cada cinco saídas. De acordo com a empresa, o baixo índice de ocupação nos voos costuma motivar cancelamentos em feriados. Nesses casos, os passageiros costumam ser remanejados e partem em outros voos.

Polícia tenta fazer retrato falado de assassinos de lutador no Rio
O americano Brent Garret deve ajudar a polícia na composição de retratos falados dos dois bandidos que mataram o lutador de jiu jitsu Marcos Adriano Cavalcante, conhecido como Marcos Jara, nesta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro.
Garret e Jara seguiam de carro para a cidade de Paraty, no litoral do Rio, quando pararam para pegar um objeto no porta-malas. Neste momento eles foram abordados por dois assaltantes. O lutador teria reagido e acabou atingido na cabeça, ombro e peito. O amigo também levou um tiro nos intestino, foi jogado para fora do carro e depois socorrido em um hospital público.
Brent Garret ficou sabendo da morte do amigo enquanto passava informações à polícia. Segundo a delegada que cuida do caso, Márcia Julião, o americano ficou muito abalado e o depoimento teve de ser interrompido.
O carro foi encontrado na entrada da favela do Sapo, a 20km do local do crime. Além do depoimento do amigo do lutador, a polícia conta também com informações de um motorista que teria sido abordado pelos mesmos criminosos momentos antes do assalto em que Jara foi assassinado.
O corpo do lutador será enterrado neste sábado (26) em um cemitério da zona sul do Rio.

Aeronáutica procura helicóptero desaparecido no Maranhão
Representantes da Aeronáutica e policiais procuram por um helicóptero, que está desaparecido desde quarta-feira, no Maranhão. A notícia só foi divulgada nesta sexta-feira.
A aeronave, modelo Robson 44, saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, possivelmente no dia 20 de dezembro com dois pilotos a bordo. Eles deveriam chegar em São Luís na quinta-feira (24) para entregar o helicóptero para o novo comprador, um empresário.
Segundo o site Terra, no último contato feito após decolagem na cidade de Carolina, no Maranhão, o piloto pediu uma alteração no plano de voo, trocando o aeroporto de Imperatriz (MA) por uma fazenda em Buriticupu (MA), só que o helicóptero não chegou à fazenda no oeste maranhense.
"Quando recebemos o alerta avisamos ao Salvo Aéreo, em Campo Grande (MS), e começamos a ajudar nas buscas", afirmou o secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes.
Dois helicópteros e um avião da Secretaria de Segurança do Maranhão, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e dois helicópteros particulares estão fazendo buscas na região.

Comentários