NOTÍCIAS DO JORNAL OGUAIRA

www.oguaira.com
Vila Aparecida é palco de mais um homicídio em Guaíra
O fato aconteceu no último domingo, dia 13, quando a vítima Alex Gomes Guimarães, de 21 anos, deu entrada no Pronto Socorro de Guaíra, por volta das 19h30 com perfurações nas costas, que atingiram seus pulmões. Devido à gravidade dos ferimentos Alex foi transferido para a Santa Casa de Barretos, onde não resistindo aos ferimentos faleceu. A Polícia Militar foi acionada pelo Pronto Socorro de Guaíra, comparecendo os PMs, cabo Alessandro, e soldado Daniel. Com os dados em mãos, os policiais foram até o local onde ocorreu a agressão, em uma residência na avenida 21, entre as ruas 34 e 36, bairro Vila Aparecida. Lá os PMs encontraram dois homens que foram arrolados pela polícia como averiguados/testemunhas, os mesmos disseram que quando saíram da casa Alex não estava lá. Eles teriam saído para ir até uma agência bancária, porém foram até uma sorveteria, onde teriam permanecido por 15 minutos. Quando retorna-ram a casa já teriam encontrado Alex sangrando e acionaram o Samu, que socorreu a vítima. Eles ainda disseram que acompanharam Alex até o Pronto Socorro. No entanto os PMs fizeram uma busca na casa e encontraram um short com mancha aparentando sangue e também num terreno baldio ao lado da casa localizaram uma faca de cozinha com lâmina de 20 cm. A vítima é da cidade de Minas Novas - MG e os dois homens que moram na residência da 21, também são oriundos do estado de Minas Gerais, o que indica que no local funciona uma república de trabalhadores.

Reclamação
Na rua 16, entre as avenidas 7 e 5, no passeio público foi colocado vários materiais para construção, que inclusive, estão invadindo a rua, não permitindo a qualquer transeunte a passagem livre tendo que naquele trecho desviar para a rua e em seguida retornar à calçada. A propriedade em questão onde estão os referidos matérias de construção, é locado pela Associação Missionário Maria Peregrina, que consultada a respeito, alega que os matérias ali existentes são de propriedade de um vizinho do lado oposto da rua, mas que os deixam naquele local. Ocorre, que o marido da senhora Ana Maria Barros Lelis Henrique, que reside neste local, passa por aquele passeio público todos os dias com a sua fisioterapeuta, uma vez que está com problemas de locomoção e necessita, segundo ordens médicas de caminhar amparado por duas pessoas e naquele local (rua 16 - no encontro com a avenida 7) é impossível tal passagem, estando o paciente sujeito a complicar ainda mais o seu estado físico. Sabe-se que no passeio público (calçada), não é permitido qualquer coisa que possa obstruir a passagem de pedestres, aliás é uma lei ordinária que trata das posturas municipais, razão pelo qual requer-se do engenheiro responsável pelo setor de obras de Guaíra, providências no sentido de fiscalizar o conteúdo da informação e ordenar a desobstrução do local, para que todos os cidadãos possam transitar por aquele local, sem ter que desviar para a rua 16 e em seguida retornar.

Sogube forma mais uma turma em Guaíra
A parceria entre a Sogube - Sociedade Guairense de Beneficência , Governo Municipal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e as usinas sucroalcooleiras do município - Usina |Mandú, Guaíra e Colorado realizam hoje a formatura dos alunos do curso de Mecânica Básica. O evento acontecerá na Casa de cultura, ás 10h00. Serão 15 adolescentes que receberão o certificado de conclusão do curso Mecânica. A Diretora da entidade Eloísa Cristina Monteiro destacou a importância do curso "Quando eles ingressam na entidade não fazem idéia do que o curso pode representar para eles. Ao final, terminam acreditando em si próprios e determinados a enfrentar as adversidades do mercado de trabalho", enfatizou. O presidente da Sogube Arnaldo Ricardo Souza Neto, destacou que "não se trata apenas de uma qualificação profissional, mas também pessoal , pelo significativo avanço que deram em suas vidas", finalizou.

Casa de Cultura realizou apresentação de Balet
Aconteceu no último domingo, dia 13, às 20h30, na Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello, a apresentação das alunas de balet Clássico da Casa de Cultura. A atração foi apresentada sob o tema diver-tssiment composta por 90 alunas de diversas faixas etárias e orientadas pelo Coreógrafo Nei Tosta. As aulas de balet são uma das diversas oficinas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Cultura. As aulas são gratuitas. De acordo com a Coordenadora Municipal de Cultura Maria Aparecida André de Oliveira "essa é oportunidade de mostrarmos a população todo o potencial artístico desenvolvido pela Prefeitura Municipal através das oficinas culturais." - destacou Cida André.

Termina nesta sexta (18) o prazo de pedido para isenção de IPTU para aposentados e pensionistas Termina no próximo dia 18 de dezembro o fornecimento e a recepção de Formulários de Pedidos de Isenção do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano para o ano de 2010. Aposentados e pensionistas para terem direito à isenção devem possuir renda familiar de até 2,5 salários mínimos, ser dono de um único imóvel, residir no referido imóvel, e havendo mais de uma residência no mesmo terreno todo imóvel deve ser utilizado por membros da família. Este ano, diferentemente dos anos anteriores, os interessados já isentos anteriormente, recebem o formulário (2 vias) com os dados cadastrais já preenchidos. A medida passou a ser adotada em virtude das dificuldades que alguns idosos tinham de preencher o formulário completo. Agora podem preencher somente o campo destinado a informar o valor da aposentadoria ou pensão recebida. Somente novos requerentes precisam preencher o formulário completo. Em data futura os contribuintes que solicitarem a isenção do imposto receberão a visita de representantes técnicos da prefeitura para verificação das informações necessárias para a aprovação do pedido. Os formulários são fornecidos nos guichês de atendimento do Departamento de Tributação e devem ser entregues no setor de Protocolo, ambos localizados na prefeitura, à avenida Gabriel Garcia Leal, nº 676.

Comércio e Indústria promove palestra para empreeendedores
A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Turismo, juntamente com a Incubadora de Empresas de Guaíra e o Sebrae, promovem no próximo dia 18 de dezembro, sexta-feira, a palestra EMPREENDE-DORISMO E O APOIO ÀS MICRO E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. O evento será realizado no Posto de Atendimento ao Empreendedor - Sebrae/SP, que funciona na sede da pasta de Indústria e Comércio, à rua 8 esquina com a avenida 9. A palestra será ministra pelo facilitador CARLOS EDUARDO FERNANDES, gerente da Incubadora de Agro-negócios de Jaborandi. Todos os participantes terão a oportunidade de conhecer os apoios que oSebrae/SP disponibiliza por meio de seus programas. A palestra é gratuita. Os interessados devem procurar o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) localizado à rua 8, 500, centro, ou pelos telefones 3331-5865 ou 3332-5138. No local, eles devem falar com Daiana ou Valéria.

O desafio está lançado
Ex-prefeito Sérgio Mello desafia José Carlos para um debate aberto com participação da população e da imprensa. “Acareação – não agüento mais esse jogo de empurra da “turma do bem” em querer jogar a culpa para mim, não assumindo seus próprios erros, principalmente no caso da Avenida 5. Como a reunião realizada na Câmara com representantes da CAIXA não cumpriu esse papel, desafio o prefeito e seus “técnicos” para uma ACAREAÇÃO – na Casa de Cultura, no CSU, em praça pública, onde quiser - desde que escancarada para a população e para a imprensa, tendo como mediador o engenheiro projetista. Quem não deve não teme, não é esse o ditado senhores da União e Progresso? Fico no aguardo da resposta e na esperança de que nossas rádios e jornais comprem a idéia. Pelo direito a informação e transparência, os ouvintes e os leitores bem que podiam cobrar.” Trecho do post "Pinceladas" (09/12) no blog www.sergiomello.com. Procuramos a Assessoria de Comunicação da Prefeitura para se manifestar a respeito do assunto, mas até o fechamento desta edição às 19h16, o setor não retornou o contato.

Comentários