Notícias diretas da cidade de Barretos

Bandeira de Barretos

Consumo de drogas aumenta entre adolescentes, diz Conselho
O consumo de drogas entre adolescentes é uma realidade em Barretos e preocupa o Conselho Tutelar. “Sabemos que quando uma criança com 11 ou 12 anos entra no mundo de drogas fica difícil recuperar”, diz o coordenador Carlos Bento. Em menos de um ano atuando no órgão de defesa da criança e do adolescente, Bento lembra de situações em que uma menina vendia objetos de casa para custear o vício. Ele contou também que inúmeros pais procuram o conselho pleiteando internação em clínicas de recuperação.
Há ainda os que querem entregar seus filhos por não conseguir controlá-los. Carlos Bento aponta que quem tem obrigação de cuidar dos filhos são os pais, por isso não se pode achar que a escola e as outra entidade têm esse dever. “Se você não protege seu filho o mundo vai cuidar. E aí tudo pode acontecer”, diz. O Conselho Tutelar atende na rua 26, nº 1140, entre as avenidas 21 e 23.

Delegado alerta sobre crimes para sustentar vício
O delegado Edson Guilhem, que responde temporariamente pelo 2º Distrito Policial, alertou que os casos de furtos e até roubos são cada vez mais comuns para que usuários de drogas possam conseguir dinheiro “para manter o vício”. Em entrevista a Rádio Independente AM, o delegado explicou sobre caso apresentado no início da semana ao 2º Distrito pela Polícia Militar. Um jovem barretense tentou roubar o celular de sua própria tia e foi preso em flagrante pela polícia, sendo encaminhado à cadeia. O crime teria sido motivado, segundo a polícia, pelo fato dele ser usuário de drogas, pois precisava de algum produto para vender ou trocar por entorpecente.

Piscinas da Região dos Lagos estão sem limpeza
Com as altas temperaturas na cidade de Barretos, aumentou o movimento de pessoas nadando nas piscinas municipais. Porém, um dos frequentadores da piscina Comendador Olivio Gagliardi, afirmou que as vezes as águas da Região dos Lagos estão mais limpas que as próprias piscinas, devido a falta de tratamento por parte da municipalidade.

Presidente da OAB quer interdição da cadeia
Os presos que estão na cadeia de Barretos convivem com ratos, baratas, recebem péssima alimentação e têm várias doenças. A denúncia foi feita pelo advogado criminalista Merhej Najm Neto, que preside a 7ª subsecção da OAB. “O prédio da cadeia é uma vergonha e precisa ser interditado o mais rápido possível. Sou favorável à interdição e a construção de um Centro de Detenção Provisória em Barretos”, declarou. Merhej lembrou que o fechamento do prédio da rua 30 já foi solicitado pelo Ministério Público, mas acabou negado pelo Judiciário. “Não quero que a cadeia seja um hotel cinco estrelas, mas tem que existir um mínimo de dignidade para os presos”, afirmou.
Para o criminalista, as autoridades precisam entender que a construção de CDP traria muitas vantagens para a segurança da população. “Este tipo de unidade é construída na zona rural e seria um alívio para os moradores das proximidades da rua 30 com as avenidas 1 e 3”, declarou. “Os presos ficam todo tempo ociosos. Do jeito que está hoje é verdadeiro o ditado que preso entra na cadeia furtando galinha e sai roubando banco”, afirmou.
Com capacidade para 45 detentos, a unidade abriga, em média, mais de 100 presos.
O criminalista Merhej: “cadeia de Barretos é uma vergonha”

Presidente busca novidades para rodeio
O presidente Marcos Murta afirmou que o clube Os Independentes quer oferecer novidades no rodeio da Festa do Peão 2010, de 19 a 29 de agosto. “Temos buscado outros caminhos para não ficar somente no formato da PBR”, declarou. Neste ano, Barretos não sediará a Copa do Mundo de Rodeio, como ocorreu em 2009. Murta afirmou que a pré-programação da Festa será divulgada até abril. “Além do pacote dos 11 dias para os barretenses, vamos estudar a venda de pacotes separados para cada final de semana”, revelou.

Escola não deve ser entregue no prazo
A construção do novo prédio da escola Embaixador Macedo Soares pode não ser viabilizada no prazo de 15 de fevereiro, devido a entrave no pagamento do convênio entre a prefeitura e o FDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação). “Houve alteração do projeto após a licitação, com aditivo sobre o que a empresa deve realizar para conclusão da obra”, explica o secretário Edson Marcondes de Souza. Até a conclusão do prédio, os alunos devem continuar divididos entre as escolas Antonio Olímpio e Paulina Nunes.
Construção da nova escola Embaixador Macedo Soares, ao lado do prédio do antigo Vocacional

Sem escritura, município perde verba estadual
Convênio de 300 mil reais entre o governo estadual e a prefeitura para reforma de escola não foi efetivado pelo fato do município não ter escritura do terreno. A diretora do Escritório Regional de Planejamento, Graça Lemos, explicou que o dinheiro seria utilizado para reforma da escola Luiza Parassu Borges na rua 32, com avenida 35. “Na hora de entregar a documentação, descobriu-se que o terreno foi doado para a Câmara e não para a prefeitura”, contou.

Mostra de produtos artesanais de pacientes
Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Barretos fizeram exposição de produtos artesanais no calçadão da rua 20, como parte das atividades de terapia ocupacional. “Atendemos cerca de 400 pessoas por mês, que são pacientes com transtornos mentais severos e persistentes”, explicou a coordenadora Elizangela Melges Ribeiro. O CAPS de Barretos fica na rua 14, entre avenidas 27 e 29.
Exposição de trabalhos artesanais de pacientes do CAPS

42 funcionários para 11 vereadores
A Câmara Municipal de Barretos tem 42 funcionários - entre efetivos e comissionados. A relação dos funcionários foi divulgada no site www.camara barretos.sp.gov.br. A medida atende lei de autoria do vereador Kiko Miziara, dispondo que o poder público, por meio de todos os órgãos integrantes da administração direta e indireta e do Poder Legislativo, deverão incluir, nos respectivos sites a relação contendo nome completo, cargo e unidade de cada funcionário, empregados e servidores.

Prefeitura reincidiu o contrato e não comunica empreiteiro
O empreiteiro Jorge Antônio Neves (foto destaque), responsável pela obra do Restaurante Popular, localizado no Mercado Municipal de Barretos, compareceu ontem a cidade e teve uma surpresa, ao descobrir que a prefeitura reincidiu o contrato. O empreiteiro alega que compareceu até Barretos, com o objetivo de receber sobre a medição efetivada e continuar as obras, sem imaginar sobre essa decisão arbitrária da prefeitura de rescindir o contrato. "Um absurdo ninguém me comunicar, estou revoltado com essa situação," desabafa o empreiteiro. Ainda garante que vai recorrer com um mandato de segurança e quer saber informações sobre a medição, que dá o direito de receber e continuas as obras. De acordo com o Secretário de Obras, Edson Marcondes de Souza, essa decisão foi decidida pelo prefeito e quem toma as devidas providências é o departamento Jurídico. "Uma decisão que o prefeito decidiu de reincidir o contrato do Restaurante Popular", confirma. DIFÍCIL SITUAÇÃO Orçada em R$ 1,44 milhão, e iniciada em sete de julho de 2008, a obra deveria ter sido entregue três meses depois. Após um ano parada, o secretário de Obras, não informou porque parou. foi retomada em agosto e o término estava previsto para novembro do ano passado. Nesta manhã, comerciantes do Mercadão disseram que as paredes foram derrubadas e perceberam ao chegar, além de muita sujeira, incomodando permanentemente os comerciantes no local. "Está tudo abandonado, uma vergonha para um Mercado que já teve história, agora está atrapalhando nossas vendas," desabafa Rosana Tobias, comerciante do Derivados de Leite J.R. Assim como Rosana, outros comerciantes no local, querem providências a ser tomadas. Já que todos alegam, que depois do início da paralisação das obras do Restaurante Popular, a movimentação caiu. "Péssima movimentação, quando chove piora ainda mais, os fregueses não vêem, porque suja o carpete do carro," conta Rosana. Que diz que cansou de ligar em órgãos públicos, para limpar pelo menos o local e ninguém resolve nada.

Construção do Restaurante Popular vira caso de Justiça
O empreiteiro Jorge Antônio Neves, responsável pela obra do Restaurante Popular, localizado no Mercado Municipal de Barretos, compareceu ontem a cidade e teve uma surpresa, ao descobrir que a prefeitura reincidiu o contrato. O empreiteiro alega que compareceu até Barretos, com o objetivo de retomar as obras, sem imaginar sobre essa decisão arbitrária da prefeitura de reincidi o contrato. "Um absurdo ninguém me comunicar, estou revoltado com essa situação," desabafa o empreiteiro. Ainda garante que vai entrar com um mandato de segurança e quer saber informações sobre a medição. O empreiteiro Jorge Antônio Neves, responsável pela obra do Restaurante Popular, localizado no Mercado Municipal de Barretos, compareceu ontem a cidade e teve uma surpresa, ao descobrir que a prefeitura reincidiu o contrato. O empreiteiro alega que compareceu até Barretos, com o objetivo de retomar as obras, sem imaginar sobre essa decisão arbitrária da prefeitura de reincidi o contrato. "Um absurdo ninguém me comunicar, estou revoltado com essa situação," desabafa o empreiteiro. Ainda garante que vai entrar com um mandato de segurança e quer saber informações sobre a medição.
Fonte dessas informações:
www.jornaldebarretos.com.br
www.odiariodebarretos.com.br
www.barretaocountry.com/jornais.html

Comentários