NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

Incêndio deixa ao menos 5 mortos e 13 feridos na FrançaO corpo de uma das vítimas é retirado do local do incêndio

Ao menos cinco pessoas morreram e 13 ficaram feridas em um incêndio nesta sexta-feira em um apartamento na cidade francesa de Nimes. As vítimas dividiam a residência, no sexto e último andar de um edifício.

A maior parte dos feridos são vizinhos, que passaram mal depois de inalar grande quantidade de fumaça. As causas do incêndio ainda não foram determinadas.

Milhares protestam por democracia em Hong Kong no Ano-NovoHomem é puxado por policial durante protesto em Hong Kong

Milhares de manifestantes em Hong Kong pediram no Ano-Novo à China o estabelecimento de democracia completa na cidade e parlamentares da oposição ameaçam com renúncia em massa ainda este mês.
Reunidos do lado de fora do histórico prédio do parlamento, manifestantes com faixas coloridas com dizeres como "Democracia Agora!" caminharam até o gabinete do representante de Pequim.

Alguns manifestantes carregavam fotografias do dissidente chinês Liu Xiaobo, exigindo a libertação do ativista e escritor que foi condenado a 11 anos de prisão na semana passada, acusado de subversão.
Os organizadores do movimento estimaram que mais de 10 mil pessoas compareceram à passeata do Ano Novo que pediu "o retorno de nosso direito ao sufrágio universal". A polícia afirmou que o número de manifestantes foi mais de 4 mil.
Centenas de policiais montaram barricadas de aço quando manifestantes se dirigiram ao gabinete do governo de Pequim na ex-colônia britânica, devolvida ao governo chinês em 1997.

Um grupo de cinco parlamentares pró-democracia planeja renunciar após a divulgação de um plano de reforma política para as eleições de 2012 que defensores da democracia afirmam que não vai longe o bastante.
O governo de Pequim já prometeu que permitirá eleição completa em Hong Kong para o líder da cidade em 2017. Mas recentes sinais, incluindo comentários de líderes favoráveis às políticas de Pequim, têm sugerido que a China pode permitir apenas uma versão de democracia que preserve o poder, com regras contra candidatos oposicionistas.
A constituição de Hong Kong garante direitos à democracia completa como "objetivo último", mas os 7 milhões de habitantes atualmente não têm controle direto sobre seu líder.


RSF condena Apple por censurar Dalai Lama e uigures em iPhone chinês Pequim, 1 jan (EFE). A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou hoje (1º) a empresa americana Apple por censurar conteúdos relacionados ao Dalai Lama, líder espiritual tibetano, e Rebilya Kadeer, líder uigur, em seu iPhone na China.
O governo chinês considera os dois exilados como separatistas e inimigos e por isso o conteúdo relacionado a eles na imprensa e na internet está censurado no país asiático.
O iPhone da Apple é comercializado no país por meio da China Unicom, a sócia local do gigante espanhola Telefónica.
O IDG News Service, editor de conteúdos para Macworld, PC World e Computer World, reconheceu que pelo menos cinco programas de software para o iPhone relacionados com o lama não estão disponíveis nas lojas da Apple na China, assim como os que têm a ver com Kadeer.
"Os usuários do iPhone na China têm direito de saber ao que não têm acesso exatamente. Por transparência, a companhia deveria comunicar a lista completa dos aplicativos censurados e os critérios de seleção utilizados", assinalou a RSF.
A RSF acrescentou que se Apple cedeu à pressão das autoridades chinesas, "o grupo americano se unirá assim ao clube das empresas da censura" nesse país, "uma grande decepção para uma empresa conhecida pelo seu espírito criativo, com o lema 'Pense diferente'".
Os porta-vozes da Apple nos Estados Unidos se limitaram a dizer que "cumprem as leis locais".

Em mensagem de Ano-Novo, Coreia do Norte diz querer fim de hostilidade com os Estados Unidos
Mensagem também afirma que regime quer reconciliação das CoreiasSul-coreanos celebram o Ano-Novo; vizinho do Norte emitiu mensagem sinalizando aproximação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul

O governo da Coreia do Norte manifestou, por meio de uma tradicional mensagem de Ano-Novo publicada em três jornais do país, sua intenção de pôr fim à relação de hostilidade com os Estados Unidos, informou a agência de notícias estatal KCNA.
"A tarefa principal para garantir a paz e a estabilidade na península coreana e no resto da Ásia é dar um fim à relação hostil entre Coreia do Norte e EUA", informa o comunicado, assinado pelo partido único norte-coreano e pelo Exército do país.
Os editoriais divulgados pelo regime comunista local a cada 1º de janeiro representam um indício de suas intenções políticas para o ano que se inicia.
Como em anos anteriores, a Coreia do Norte insistiu que mantém como seu objetivo conseguir uma península coreana "livre" de armas nucleares por meio do diálogo e negociações.
A nota acrescenta que as duas Coreias deveriam chegar a uma reconciliação o mais breve possível e lembra que neste ano se completa o décimo aniversário da primeira e histórica cúpula intercoreana, realizada em 1999 em Pyongyang.
Nos últimos meses, o regime passou a suavizar suas relações com a comunidade internacional, após ter lançado vários mísseis e realizado seu segundo teste nuclear na primeira metade de 2009.
No início de dezembro, o enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, viajou a Pyongyang para discutir a questão nuclear do país asiático, que estava interrompida há um ano, e da qual participam China, Japão, Rússia e Coreia do Sul.
A Coreia do Norte mantém preso desde a semana passada um missionário americano por atravessar ilegalmente a fronteira com a China para pedir o respeito aos direitos humanos por parte do regime de Pyongyang.

Suicida detona bomba em jogo de vôlei no Paquistão e mata 10
ISLAMABAD (Reuters) - Um suicida explodiu uma bomba durante um jogo de vôlei que estava sendo disputado no noroeste do Paquistão, nesta sexta-feira. O ataque matou até 10 pessoas, afirmou uma autoridade local.

"Foi um ataque suicida. O atacante entrou a pé e detonou uma bomba que trazia consigo durante o jogo", afirmou o policial Habibullah Khan à Reuters.
O ataque aconteceu em Lakki Marwa

Obama convoca reunião sobre segurança nacional para terça-feiraO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá com os chefes das agências de inteligência do país na terça-feira (5), para discutir o atentado frustrado ocorrido contra o voo 253 da Northwest Flight, no Natal, e formas de evitar que episódio semelhante se repita.
"Na terça-feira, em Washington, me reunirei pessoalmente com os líderes das agências relevantes para debater críticas, medidas para melhorar a segurança e a inteligência em nosso departamento de Segurança Interior e estabelecer operações antiterroristas", disse Obama, em um comunicado.
Há dois dias, Obama admitiu que o atentado frustrado contra o voo que ia de Amsterdã, na Holanda, para Detroit, nos EUA, no dia de Natal, expôs "falhas sistemáticas" no setor. "Houve uma combinação de falha humana e sistemática que contribuiu para esta potencial ameaça à segurança dos EUA", afirmou Obama terça-feira passada sobre o ataque ao avião que tinha 290 pessoas a bordo.
Segundo as autoridades americanas, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, 23, conseguiu embarcar portando um pó explosivo e uma substância química injetável. Perto do pouso, em Detroit, ele começou a injetar a substância no pacote de pó que levava em sua cueca. A sua atitude chamou a atenção dos demais passageiros, que o contiveram.
Ontem (31), Obama recebeu relatórios das mesmas agências de segurança do país sobre o ataque frustrado e conversou, por telefone, com o seu conselheiro para segurança nacional e antiterrorismo, John Brennan. O presidente havia determinado que as agências explicassem como Abdulmutallab, que figurava em algumas listas como suspeito, entrasse em um avião comercial levando materiais explosivos.
Desde o ataque, Obama também já ordenou que a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, realizasse uma revisão geral dos procedimentos de vigilância em voos.
O jornal "The Wall Street Journal" informou que as investigações dos serviços de inteligência americanos encontraram contatos entre o nigeriano e o clérigo muçulmano Anwar Al Awlaki, nascido nos EUA e supostamente vinculado a extremistas no Iêmen.
Obama está de férias com a mulher, Michelle, e as filhas, Sasha e Malia, no Havaí.

Inspirada em Jennifer Aniston, lei antipaparazzi entra em vigor hojeA atriz Jennifer Aniston se envolveu diretamente na aprovação da nova lei que restringe o trabalho dos paparazz

No Estado americano da Califórnia, entrou em vigor a partir desta sexta-feira (1) uma lei que permite que os paparazzi e os veículos de mídia que vendem e compram fotos ou vídeos obtidas de forma ilegal sejam penalizados civilmente, segundo o "Los Angeles Times".
Segundo o jornal, a atriz Jennifer Aniston, 40, conhecida pelo papel de Rachel, em "Friends", se envolveu diretamente na aprovação da nova legislação.
A relatora afirmou à publicação que escreveu projeto após a atriz e um grupo de celebridades a ajudaram a entender o problema com os paparazzi.
De acordo com ela, foram as histórias contadas por Aniston que apressaram a aprovação da lei.
"Tem que haver algum limite. Quando você tem crianças no carro e os fotógrafos estão correndo atrás de você, tudo fica fora de controle", afirmou a atriz ao jornal.
"Virou uma questão de segurança pública", disse Aniston. "Alguém vai morrer se não fizermos nada."

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou nesta sexta-feira que seu governo adotará rapidamente medidas para aumentar a segurança dos aeroportos do Reino Unido, após o episódio do suposto atentado frustrado contra um avião que ia de Amsterdã para Detroit - a que se referiu como sendo um "alerta". Brown disse ter ordenado na segunda-feira a revisão das medidas de segurança atuais, e espera uma resposta de seus assessores dentro de alguns dias. Entre as novas tecnologias usadas, segundo o premiê, estarão scanners para o corpo inteiro.
Brown disse ainda que o acusado de tentar explodir o avião, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que estudou em Londres, vinculou-se à rede Al-Qaeda após deixar o Reino Unido.
Abdulmutallab, de 23 anos, é acusado de tentar detonar explosivos armazenados em sua roupa no voo 253 da Northwest Airlines. Ele voou de Lagos, na Nigéria, para Amsterdã antes de mudar de avião e partir no voo para Detroit, nos EUA.
'Novas Técnicas' Em um texto publicado no site do governo britânico nesta sexta-feira, Brown afirma que o ataque frustrado foi "outro alerta sobre as batalhas em andamento que precisamos travar, não apenas para a segurança contra o terror, mas pelos corações e mentes de uma geração".
O premiê afirmou que a Al-Qaeda e seus associados sofisticaram técnicas para esconder explosivos.
"Precisamos explorar continuamente os aparelhos mais sofisticados para identificar explosivos, armas, facas e outros itens (armazenados) em qualquer lugar do corpo", afirmou ele. "Examinaremos uma ampla gama de novas técnicas para aumentar o sistema de segurança de aeroportos para além das medidas tradicionais, como revistas corporais e cães farejadores".
Brown afirmou que as novas medidas podem incluir "a melhoria do uso de nossas tecnologias para detectar explosivos, scanners para o corpo inteiro e tecnologia avançadas de raios-X".
O presidente dos EUA, Barack Obama, também ordenou uma revisão das medidas de segurança aérea, e Brown afirmou que o Reino Unido trabalhará com os EUA e com outros parceiros para acelerar as mudanças.

Ariel Sharon completa quatro anos em coma
JERUSALÉM, Israel, 1 Jan 2010 (AFP) - O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon completará quatro anos em coma no próximo dia 4 e até hoje nenhum líder político prosseguiu com seu "plano de separação" unilateral dos palestinos, cuja primeira etapa devia ser a retirada de Gaza, realizada em 2005, com o objetivo de fortalecer a segurança de Israel e tirar o exército nacional do atoleiro no território palestino.
Somente o partido centrista Kadima, criado por ele, reivindica seu legado político, embora tenha deixado seu projeto cair no esquecimento.
Nascido em 27 de fevereiro de 1928, Sharon, um ex-general que se tornou líder da direita nacionalista, sofreu um derrame cerebral em 4 de janeiro de 2006 e, desde então, é mantido vivo artificialmente, depois de ter caído num coma aparentemente irreversível.
Muitos israelenses sentem nostalgia da época em que Sharon era chefe de governo, devido aos fracassos de seu sucessor, o ex-primeiro-ministro Ehud Olmert, na gestão da guerra no Líbano em 2006.

Premiê britânico ordena revisão de segurança nos aeroportos
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou nesta sexta-feira que seu governo adotará rapidamente medidas para aumentar a segurança dos aeroportos do Reino Unido, após o episódio do suposto atentado frustrado contra um avião que ia de Amsterdã para Detroit a que se referiu como sendo um "alerta". Brown disse ter ordenado na segunda-feira a revisão das medidas de segurança atuais, e espera uma resposta de seus assessores dentro de alguns dias. Entre as novas tecnologias usadas, segundo o premiê, estarão scanners para o corpo inteiro.
Brown disse ainda que o acusado de tentar explodir o avião, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que estudou em Londres, vinculou-se à rede Al-Qaeda após deixar o Reino Unido.
Abdulmutallab, de 23 anos, é acusado de tentar detonar explosivos armazenados em sua roupa no voo 253 da Northwest Airlines. Ele voou de Lagos, na Nigéria, para Amsterdã antes de mudar de avião e partir no voo para Detroit, nos EUA.
'Novas Técnicas' Em um texto publicado no site do governo britânico nesta sexta-feira, Brown afirma que o ataque frustrado foi "outro alerta sobre as batalhas em andamento que precisamos travar, não apenas para a segurança contra o terror, mas pelos corações e mentes de uma geração".
O premiê afirmou que a Al-Qaeda e seus associados sofisticaram técnicas para esconder explosivos.
"Precisamos explorar continuamente os aparelhos mais sofisticados para identificar explosivos, armas, facas e outros itens (armazenados) em qualquer lugar do corpo", afirmou ele. "Examinaremos uma ampla gama de novas técnicas para aumentar o sistema de segurança de aeroportos para além das medidas tradicionais, como revistas corporais e cães farejadores".
Brown afirmou que as novas medidas podem incluir "a melhoria do uso de nossas tecnologias para detectar explosivos, scanners para o corpo inteiro e tecnologia avançadas de raios-X".
O presidente dos EUA, Barack Obama, também ordenou uma revisão das medidas de segurança aérea, e Brown afirmou que o Reino Unido trabalhará com os EUA e com outros parceiros para acelerar as mudanças.

Comentários