Especial NOSSAGUAIRA.COM


Por Adeir Alves

Muitos estagiários que trabalham na prefeitura, são arrimos de família. Eles sacrificam-se para pagar a mensalidade da faculdade e o transporte universitário.
A vida desses estudantes não é fácil, com uma remuneração de apenas R$300,00 passam constantes necessidades.
O salário do estagiário é menor do que o de um garoto da Guarda - Mirim (16 aos 18 anos), que chega a R$510,00 e não tem tantas responsabilidades como um estagiário.
Muitos estudante já desistiram da faculdade e o que mais nos entristece é a falta de políticas voltadas para educação universitária.
O prefeito municipal, através da Secretaria Municipal de Educação deveria começar imediatamente a desenvolver um plano de apoio universitário.
A primeira iniciativa é conceder a bolsa de estudos e ajuda de custo a quem realmente precisa.

Adeir Alves
Educador Físico e Idealizador do nossaguaira.com

Comentários

Anônimo disse…
Realmente o estagiário além de ser uma mão de obra barata, é explorado, vai possui responsabilidades como se já fosse um profissional, e quando termina o estágio de um, há troca por outro, havendo assim sempre mão de obra barata para a Prefeitura, que pago um salário mísero, indigno, concordo com a opinião do blog, ganha menos que um guardinha e tem responsabilidades maiores. O que desmotiva o estudante. Isto é uma vergonha, uma afronta a dignidade do estagiário. Até quando?????????????
Anônimo disse…
Nós vivemos em um país onde combatemos o trabalho escravo e as prefeituras deveriam ser as primeiras a darem exemplo de políticas públicas , pois os estágiarios tambem são profissionais e tem sua etica e responsabilidade.
É uma vergonha um prefeito que é professor deixar acontecer uma coisa dessa. Pois também ja foi estudante e passou pela mesma situação.
Inez disse…
O problema do estagiário não é municipal, isso é uma lei que tem que ser cumprida assim mesmo, trabalhando muito e ganhando pouco. O que tem que ser feito é nossos legisladores (vereadores) formularem uma lei municipal que substitua a lei vigente. Para isso a sociedade tem que se manifestar, pedir, ou melhor exigir que olhem com mais respeito para nossos jovens.
O incentivo aos estudos também tem que ser exigido pela comunidade. Não adianta apenas ficar "assistindo" tudo e não participar, dar a cara a tapa, comprar a briga dos explorados. Isso é hipocrisia.
Anônimo disse…
O problema é municipal sim, porque quem estipula a remuneração do estagiário é a empresa contrante, no caso a PREFEITURA MUNICIPAL!
Anônimo disse…
A Prefeitura que tem mandar a Lei para Câmara Municipal, pois tudo o que gera despesas para o município, compete ao Poder Executivo elaborar, ao Legislativo, apenas ver a legalidade e votar, então a Prefeitura que tem que enviar. Aos Vereadores compete fazer indicaçãoes, e quando o Projeto de Lei vir para votar. Então Prefeito tome atitude em relação a esta questão, pois está feio as coisas.....
Inez disse…
Bom, se o Executivo formula a lei e os vereadores votam a favor dessa lei que explora os estagiários, então estão errando duplamente, executivo e legislativo.
Ou essa lei do estagiário foi feito sob decreto?

PS.: ninguém aqui se identifica não? rs