A UTOPIA DO BRASIL


Por Alessandro Camilo
Estamos em 2021 e o nordeste brasileiro acaba de quebrar o recorde na produção de grãos e frutas tropicais; os poços de petróleo da Amazônia já respondem por 12% das reservas mundiais; O governo acaba de reforçar a segurança nas fronteiras ; Os argentinos já representam 20% dos motoristas de Táxis em São Paulo ; Os programas de esporte Olimpicos, implantados obrigatoriamente nas escolas já dão resultado e agora o país conta com 40 estados".
Este é um trecho de um despretensioso livro adquirido numa feira do livro no estado do Rio de Janeiro por menos de R$ 20,00 que propõe soluções inovadoras para a maioria dos grandes males do Brasil.
O livro, denominado “A Utopia do Brasil”, de Legrand (Soler Editora, 2004), retrata, como o próprio nome já diz, um Brasil de sonho, no ano de 2011, em que um Presidente fictício vence de forma esmagadora as eleições presidenciais e, reconhecendo a total falência do Estado Brasileiro, inicia um programa de sólidas reformas legislativas, econômicas e sociais.
Opiniões políticas a parte, e feitas as devidas apresentações, vale a reflexão a respeito das principais soluções apresentadas pelo criativo autor a nossa pátria amada, o que, em momento algum, dispensa a leitura do livro... ao contrário; vale muito a pena.
Bom .. mas vamos voltar ao livro, fazia tempo que não me emocionava tanto com o retrato das mazelas e potencialidades brasileiras.
A indignação pelos poderes Legislativo e Executivo aumenta ao ver que tantos problemas nossos poderiam ser resolvido com soluções simples! Basta nossos governantes terem a vontade de fazer e enfrentar os problemas de frente.
O livro traz soluções simples, e tem o poder de, no mínimo, nos levar a questionar o que cada um de nós está fazendo para melhorar nosso país.
Esta obra deveria ser lida e debatida, pelos nossos líderes políticos, intelectuais, religiosos, empresariais e também por grande parte da população, catalisando o desejo profundo de todo o povo brasileiro para a construção de uma grande nação, justa, próspera, e, porque não dizer, feliz!
Alessandro Camilo
Bacharel e Licenciado em Educação Física
pela Universidade de Franca

Comentários

Anônimo disse…
Parabêns Alessandro pelo excelente texto estou adorando ver vc escrever . Continue assim !!!
Anônimo disse…
Não conheci este seu lado mais estou gostando do que está escrevendo ! e obs: para o ct o meu voto e da minha familia já é seu !

Ass: Carlos Henrique