Academia Popular.

Uma das grandes ações positivas que deveriam ser implantadas em Guaíra seria a Academia Popular, que a meu ver é um projeto que visa atrair a comunidade para a prática esportiva e, assim, melhorar a qualidade de vida e isto é extremamente importante. Guaíra precisa de ações como estas, inovadoras que beneficiem a população.
As Academias Populares iriam oferecer aulas gratuitas de musculação, aeróbica e alongamento, proporcionado assim aos moradores um local que garanta um treinamento físico aliado à adoção de uma política preventiva de saúde. Para participar das atividades, as pessoas teriam que se de submeter a uma avaliação no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que deveria ser criado e formado por profissionais de Educação Física, que possuiriam módulos instalados nas próprias academias. Caso seja considerada apta para fazer exercícios, a pessoa poderia se matricular na academia popular. Se preferir, o morador poderia fazer exercício todos os dias. As academias poderiam ficar abertas de segunda a sexta-feira, das 6h20 às 10h20 e das 17 às 21 horas. Cada aluno, ao se inscrever, receberia uma ficha individual que seria acompanhada por professores formados em Educação Física e estagiários – estudantes universitários do curso de Educação Física, cadastrados pela Secretaria de Esportes – que também auxiliariam e orientariam os praticantes das academias.
O objetivo da Academia Popular seria oferecer diferentes tipos de atividades físicas em grupos distribuídos de acordo com a demanda, buscando manter ou melhorar a qualidade de vida atenuando sintomas de doenças crônicas, melhorando o controle da pressão arterial, do peso corporal e da glicose em diabéticos.
Hoje inúmeras cidades têm como referência o projeto "Academia Popular" que é sinônimo de lazer e bem-estar. O projeto iria transformar muitos cidadãos em adeptos da prática de exercícios físicos.
Acima de tudo, a função das academias seria de melhorar os aspectos relacionados à saúde, diminuir taxas de obesidade e sedentarismo e beneficiar aspectos psicológicos dos participantes. Também teria como objetivo promover a interação social, geração de empregos e opção de entretenimento para a população mais carente do município. Guaíra precisa urgente de programas voltados para o bem estar de seus cidadãos, chega de morosidade. Acorda Guaíra.
http://denirbarulho.blogspot.com

Comentários

José Pugliesi disse…
Adeir Alves, tenho certeza se você fosse o secretário do Esporte, projetos como academia popular e muitos outros, já teriam saido do papel.
Continue lutando em defesa da periferia. Vamos juntos cobrar políticas publicas mais eficiente para o nosso povo que tanto precisa.
Um grande abraço,
José Pugliesi.