Parabéns Dr. Aloizio!

O blog NossaGuaira.com presta hoje uma singela homenagem a um dos homens mais importantes da história de nossa cidade.
Se hoje a cidade de Guaíra é uma das mais importantes do Estado de São Paulo, com toda certeza é porque homens como Dr. Aloizio Lelis Santana, trabalharam muito, com respeito aos cidadãos, seriedade e responsabilidade.
Neste dia 28 de abril, Dr. Aloizio Lelis Santana, engenheiro de formação, completa 76 anos de vida.
Toda Equipe do NossaGuaira.com deseja muita saúde, paz e felicidades pra Dr. Aloizio Lelis Santana.

Abaixo destacamos um pouco da história política deste cidadão que já fez muito por nossa cidade:

Aloizio Lelis Santana, nasceu em Guaíra, a 28 de abril de 1934, filho de Antônio Santana Júnior e Dona Ana Lelis Santana, cursou o primário no grupo Escolar de Guaíra, depois de ter sido alfabetizado em casa pela própria mãe. Terminou o ginásio em 1948 e o científico em 1951, ambos os cursos foram feitos no colégio Arquidiocesano de São Paulo. A seguir ingressou no curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial “FEI” que nesta época pertencia a Pontifícia Universidade Católica “PUC” de São Paulo. Terminou o curso em 1958 e em 1959/1960 até setembro de 1961 trabalhou nas seguintes firmas em São Paulo: Ferragens e Laminação Brasil, Truck Ford, Alcan Alumínio do Brasil S/A. Depois foi para a Suíça, onde permaneceu de outubro de 1961 a novembro de 1962. Neste país europeu fez mestrado em engenharia industrial no Centro Di Industrielles da Universidade de Genebra. Voltou ao Brasil e trabalhou ainda por seis meses na Alcan Alumínio do Brasil, em julho de 1963 mudou-se para Guaíra. Casou-se em 19 de julho de 1965 com a professora Helena Garcia de Carvalho, são seus filhos: Guilherme, Gustavo, Laura e Ana Helena. Como atividade privada sempre foi agricultor e pecuarista. Na vida pública além de prefeito em 3 mandatos, foi vereador e presidente da Câmara, como membro participativo da sociedade fez parte da comissão do Grêmio Literário e Recreativo 18 de maio. Em 1974, fez um curso na Associação dos Diplomados da Escola de Guerra “ADESG”.
Realizações da administração do prefeito eng. Aloísio Lelis Santana no período de 1969 a 1972. Numa conjugação de ações dos governos municipal e estadual, aconteceu um grande impulso nas atividades educacionais, com as seguintes providências: criação do segundo Ginásio Estadual de Guaíra; construção do prédio hoje Escola Estadual de Primeiro Grau Vicencina Vacaro Morsoleto; ampliações das instalações da Escola Enoch Garcia Leal com cosntrução de mais salas de aula e laboratório, para curso colegial; reforma do prédio do segundo grupo escolar de Guaíra; reforma das instalações do grupo escolar Francisco Gomes de Souza executada pelo Departamento de Edifícios e Obras Públicas “DOP” do Estado; construção e reforma das seguintes escolas rurais: Fazenda Macauba, Fazenda João Pedro, Fazenda Bambu, Fazenda Santa Lúcia, Fazenda Barreiro, Fazenda Cuiabano, Fazenda Pindaíba, Fazenda Jataí, Fazenda Rosário e Fazenda Santa Luzia; doação de ferramentas a Escola Francisco Gomes de Souza, Enoch Garcia Leal, pela administração municipal a Secretaria da Agricultura, Esporte e Turismo do Estado. Aquisição de material para o laboratório da Escola Enoch Garcia Leal, implantação do curso do Mobral; através do convênio conseguiu-se merenda escolar para 4 mil alunos, na zona rural e da região urbana, cosntrução, implantação e aparelhamento da escola do bairro Anawashi, que passou a funcionar a partir de 1972.
Através de esforços conjuntos conseguiu-se a construção pela Cia Paulista de Força e Luz, da estação rebaixadora, que veio eliminar as constantes interrupções no fornecimento de energia e luz para a cidade. O poder público municipal se preocupou em dar um melhor aspecto urbano dotando de iluminação pública os bairros Nossa Senhora Aparecida, Fabiano, Jardim Paulista, Bom Jesus da Lapa, Alegria, no total foram instaladas 246 postes de cimento e 293 novos focos de luz com iluminação incandescente, foram instaladas 347 novos luminárias com lâmpadas com 400 Watts de potência. Com ajuda de diversos proprietários rurais, conseguiu-se levar até o bairro do Guaritá uma linha primária trifásica, distante 30 quilometros da cidade, que proporcionou também a iluminação pública do bairro, além de energia para os domicílios de localidade.
Saneamento Básico
Com um empréstimo junto a caixa econômica do estado no valor de 730 mil cruzeiros e a instalação do serviço autônomo de Água e Esgoto, “De Água” tornou-se possível a construção da estação de tratamento de água, instalação de “anéis” na rede de distribuição e introdução do sistema medido (hidrômetros) nas ligações domiciliris. Das mais acertadas foi a criação da autarquia responsável pelo sistema do abastecimento de água e coleta de esgoto, tudo isso, em razão da lei municipal criada em 1.968. Assim, deu-se a implantação de 1200 metros de rede adutora em ferro fundido e dos “anéis” na rede de distribuição do sistema de água de uma extensão de 9.785 metros da rede de distribuição de água, executando-se 1106 derivações de água, foram instaladas 1755 hidrômetros. Foram instalados ainda, 4940 metros de rede coletora de esgoto e 1075 derivações de esgoto.
Para solucionar o problema de erosão no início das avenidas onze e treze foram implantadas galerias de águas Pluviais.
Executou-se o trabalho de desassoreamento, limpeza e retificação do leito do Ribeirão do Jardim numa extensão de 10.000 metros lineares no percurso fronteiriço à cidade.
Comunicação
Em 1.972 aconteceu a automatização do serviço telefônico operada pela Cia de Telefones do Brasil Central “CTBC”. A municipalidade construiu e doou o prédio onde está instalada a agência do correio, também em 1972.
Estradas
Com mais de 600 quilômetros de estradas na zona rural, havia necessidade de adquirir novas máquinas para melhor atender às exigências do setor, assim, comprou-se uma motoniveladora, da marca caterpiller mod. 12 E, uma escavo-carregadeira Michigan 75 série 111, três caminhões basculantes chevrolet Diesel e uma caminhoneta. Com mais estes equipamentos, foi possível a construção dos seguintes aterros: Barreirinho, Cuiabano, Pindayba, Mangues, Realeza, Coelho, Jacaré e dos Ambrósios. Foram construidos 7 pontes e 4 bueiros em concreto armado e 47 mata burros de trilhos.
As pontes são as seguintes: Balsamina, Corrego grande, Jacaré, Pântano, Matadouro, Glória e avenida 5 no Ribeirão Jardim. Os bueiros estão na estrada de Ipuâ, estrada do Guaritá, estrada da mata, e estradas dos coqueiros.
Obras Públicas
As obras de construção de prédios da prefeitura e câmara municipal, foram iniciadas em fevereiro de 1.971 e concluídas em 12 de agosto de 1.972 quando foram solenemente inauguradas.
No dia 20 de março de 1.972, Guaíra recebeu a visita do Exmo. Sr. Secretário da segurança pública Gal. Sérvulo Mota Lima, que presidiu as cerimônias de inauguração do moderno prédio que abriga as instalações da delegacia de polícia e a cadeia pública; modernização no estádio municipal “José Zuquim Nogueira” que constituiu-se de construção de arquibancadas de concreto, instalação sanitárias e bar, reforma do gramado, pintura e novo sistema de acesso ao campo, praça de esportes construída no terreno contíguo ao bosque municipal para a prática de basquete, vôlei, futebol de salão, vestiário, bar e sanitários.
De 1.969 a 1.972, todos os prédios públicos do estado receberam reformas e aplicações, sempre executadas pela secretaria dos serviços e obras públicas do governo Estadual. Com a aplicação do parque de máquinas da prefeitura, houve necessidade de ampliar-se as instalações do parque de máquinas da prefeitura, houve necessidade de ampliar-se as instalações existentes no almoxarifado municipal.
Urbanismo
Este quatriênio operou uma grande transformação em seu aspecto, urbano, destacam-se os serviços de pavimentação de vias públicas num total de 95.760 metros quadrados, inclusive a segunda pista de acesso à cidade pela rua 8, pavimentando ainda as vias internas do bosque municipal, alargamento e pavimentação da via de acesso ao cemitério da rua 8; construção da praça do terminal rodoviário e da praça Maracá: implantação definitiva do lago Maracá.
Saúde
Após convênio firmado entre a secretaria de saúde do Estado de São Paulo, o Centro de Saúde, foi ampliado e reformado, passando também a prestar assistência odontológica, inclusive aquisição em 1.972 de um gabinete dentário pela prefeitura.
Limpeza Pública
Com aquisições de 3 caminhões próprios para a limpeza, este serviço pode ser estendido aos bairros da cidade.
Promoção e Assistência Social
No ano de 1.972 foi concluído o prédio da conferência de São Vicente de Paulo. Total apoio à construção do prédio do CEREA.
Agropecuária
Em 1.970 foi implantada uma granja leiteira, o que proporcionou utilizar técnicas de inseminação artificial com a ajuda da Secretaria da agricultura do Estado, fez-se controle sanitário do rebanho bovino.
Além de um bom número de obras neste quatriênio, foram postas em prática algumas medidas para fornecer ao progresso da cidade a elaboração do plano Diretor de desenvolvimento integrado, instalação do “De Água” fixação de novos limites do perímetro urbano, instituição do código de obras, estabelecimento de incentivo industrial e regulamentação do parque industrial do relógio Público na igreja matriz, cessão em comodato á escola Técnica de Comércio de material escolar, fornecimento pela prefeitura de 163 plantas para a construção de moradias populares.
Ao terminar o seu mandato como prefeito do município de Guaíra 1.977 - 1.982, Dr. Aloísio publicou a seguinte prestação de contas ao povo guairense cujo teor esta aqui inserido para que possa fazer parte da história da administração pública de Guaíra.
Fonte: Site da Prefeitura

Comentários

W.Dal' Bó disse…
Olá Dr. Aloizio!

Fico feliz em ter noticias de tão ilustre figura de Guaíra. Suas realizações são tantas que não me surpreende, pois lhe conheço desde os tempos de Alcan, onde tomei parte na implantação/implementação do Planejamento/Programação da Produção na ROCHEDO. Parabéns!

Abraços,

Walter Dal' Bó
Walter.bo@terra.com.br
Fone:11 4238 7508