3 de agosto: “Dia do Capoeirista”. Vamos refletir ou celebrar?!


Este artigo é dedicado á senhora Katia Lacativa, que é considerada por mim e por muitos capoeiristas, a "Madrinha da Capoeira Guairense" por sua dedicação e respeito para com a Arte-Luta-Capoeira em nosso município! Nós, capoeiristas e brasileiros que somos, temos sim um dia para celebrar, bem como para refletir também. É o dia 3 de agosto: "O dia do Capoeirista". Mas e dai? Celebrar ou refletir, eis a questão? "Nada vai mais longe do que o pensamento. Nada vai mais longe que a capoeira!" Autor desconhecido. Graças à própria força que a capoeira demonstrou ao longo de mais de quatro séculos de existência, bem como de sua resistência, hoje em dia, a capoeira, já é vista como potencial pedagógico, terapêutica, educacional, desportivo e cultural. Daí, para "nós" capoeiristas, o dia 3 de agosto, na verdade, é um dia de celebração e de muita reflexão. Comemoramos sim! Mas com muita reflexão. Afinal de contas, somos mais de 6 milhões de praticantes somente no Brasil. E no mundo afora, são mais de 160 países que gingam a legítima capoeira brasileira ao som do berimbau.
Eu, particularmente enquanto Educador e Profissional da Arte-Luta-Capoeira, prefiro refletir ainda mais neste dia sobre o potencial que a capoeira tem. Ou seja, em seus aspectos musicais, dança, história, geografia, filosofia, pintura, luta, recreação, lazer, educação física, artes, defesa pessoal, enfim, prefiro oportunizar as pessoas a vivenciar todos os aspectos dessa arte-luta. Enfim, a capoeira, é sinônimo de libertação do corpo e do espírito do povo brasileiro. O capoeirista é um lutador diário sim; luta contra a desigualdade social!
Por outro lado, ao longo desses mais de quatro séculos de sua existência, bem como de sua resistência, a capoeira, bem como os capoeiristas, hoje são protegidos pelas leis dos governos federal e estaduais. Exemplos como o próprio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que oportunizou a capoeira através do título de Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira e recentemente, a capoeira, recebeu um novo RECONHECIEMNTO: Capoeira é reconhecida como Desporto de Criação Nacional. Da cultura: ERT. 21 e do Esporte: ART. 23 e 24.
Enfim, parabéns a todos "nós" capoeiristas ou admiradores desta arte-luta-capoeira, por esse dia tão importante para a Cultura e o Esporte brasileiro.
"A capoeira não é boa pra briga! Ela é boa para a vida!" Ângelo Augusto Decânio Filho, o Mestre Decâ

Ademir Alves, Educador e Prof. de capoeira, e-mail: ademircapoeira@hotmail

Foto: Manoel dos Reis Machado ( Mestre Bimba ), o Criador da Capoeira Regional.

Comentários

Anônimo disse…
adeir e juliano voce nao sabe o que é terrorismo ainda mas vao saber se coloca minha foto aí n