Analfabetismo Político Em Nossas Periferias.


Estamos vivendo um momento de mudanças nesse país de todos. O momento é de mudanças, com as eleições acontecendo, temos a chance de mudar a história do nosso país, é hora de analisarmos o que nossos políticos fizeram nesses quatro anos.
Nos municípios brasileiros, assistimos pelos quatro cantos novamente as promessas de melhorias no discurso, sempre o tema é o mesmo, abrem o guarda roupa, e vestem com educação, saúde e programas sociais.
Promessas não faltam na fala desses futuros Governantes, que parecem ter a fórmula mágica para todos os problemas que assolam o território brasileiro, educação, saúde, segurança e programas sociais, entre outros, a resposta está na ponta da língua.
Podemos acompanhar o primeiro debate pela TV, entre uma proposta e um questionamento, podemos analisar, fizemos nossa reflexão.
No interior nessa época de política, é sempre a mesma coisa, eles aparecem com muita vontade de discursar, entre um discurso e outro, há sempre um churrasco acompanhado com uma cervejinha BEM geladinha que combina com as promessas dos candidatos que aparecem de quatro em quatro ano (candidato copa do mundo), assim são eles vestidos com os temas decorados, é só dizer, que o churrasco e a cerveja, convencem nossos futuros eleitores.
Os eleitores acabam sendo levados por uma festinha dessas, que promessas falsas não faltam, podemos até ver isso acontecendo nos quintais dos mais humildes, que reúnem os vizinhos e amigos para grande festa recheada com falsas promessas.
Os apoiadores desses pára-quedistas são sempre os mesmos, alguém que tenha influência no município, ex-prefeitos, vereadores e presidentes de bairro, seu objetivo eleger seu apoiador, até porque, ele ganha muito dinheiro para convencer as pessoas em votar no seu candidato, e ao mesmo tempo convida para um churrasco, que vai acontecer na casa dele, o discurso retirado do guarda-roupa, o tema na ponta da língua e pronto, a festinha faz o resto, o povo é levado por mais uma festa.
O Analfabetismo Político têm crescido entre em nossas periferias, entre uma festa e outra, eles são levados pelas promessas dos candidatos, muitos vestidos com falsas promessas acompanhados pelos seus apoiadores, que seu passado já diz tudo, veja só ex-prefeito, vereador com passado nebuloso.
Esse analfabetismo político, alimentado pelos churrascos da vida, precisa ser sepultado em nossas periferias, devemos plantar um novo tempo no qual a nova geração seja politizada, atuante e reflexiva diante das atitudes dos homens públicos.

Adeir Alves
Educador Físico

Comentários