ASPONE

Nosso leitor sabe o que é um “Aspone”. Como fazemos piadas com todas as nossas mazelas, um “Aspone” é mais um desses nomes inventados pelo bom humor do brasileiro. Na verdade é uma sigla . Não somos adeptos a escrever neste espaço palavras chulas, rasteiras, de baixo calção, mas vamos abrir uma exceção somente para explicar o que é um “Aspone”. ASPONE nada mais é do que uma gíria exclusivamente brasileira composta pela junção das letras iniciais da frase: ASsessor de POrra NEnhuma! A junção dessas palavras originou “Aspone” que se refere àquele tipo de pessoa que faz parte do quadro de funcionários de uma empresa ou repartição pública, MAS NA VERDADE NÃO TEM FUNÇÃO NENHUMA, por ser completamente desnecessário ou simplesmente não trabalhar.
Fica fazendo parte do quadro de funcionários e do quadro da folha de pagamento por ter na Empresa um apadrinhamento político ou familiar, significando apenas um ônus a mais na folha de pagamento.
O “Aspone” também pode ser o típico funcionário que tem a triste função de ser um “puxa saco” do chefe, do seu superior, do vereador, do prefeito, servindo a eles como um Staff, que não soma absolutamente nada.
Ele – “o Aspone” – adora entregar os colegas, sendo um leva e traz, um dedo duro, um X-9.
Viram que triste é a figura de um “Aspone”?

Só para exemplificar:
Em Nairóbi, Quénia, uma empresa contratou um grupo de canibais para fazer parte de sua equipe.”Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa, só peço que não comam os outros empregados” – disse o diretor do R.H.
Quatro semanas mais tarde, o chefe chamou-os:
"Eu estou satisfeito. Mas a mulher que serve o café desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?"
Todos os canibais negaram com a cabeça.
Depois do chefe ir embora, o líder canibal pergunta-lhes: "Quem foi o idiota que comeu a mulher que servia o café?" Um deles, timidamente, ergueu a mão.
O líder respondeu:
"Mas tu és mesmo uma besta! Nós estamos aqui, com esta tremenda mordomia nas mãos. Já comemos 3 diretores, 2 subdiretores, 5 assessores, 2 coordenadores, e uns 3 administradores, durante estas quatro semanas sem ninguém perceber nada. E poderíamos continuar ainda por um bom tempo. Mas não... Tu tinhas de estragar tudo e comer uma pessoa que faz falta!"
Deu para ilustrar?
Editorial jornal "O Guaíra" - 19/12/2009

Imagem meramente ilustrativa, retirada da internet.

Comentários

Anônimo disse…
vai mandar moleque de recado otario