O que não pode faltar é a saúde dos munícipes.

A administração pública está longe de resolver o problema da saúde do município. A comunidade já sente a falta de médicos e remédios, que estão cada vez mais longe da população da periferia que sofre quando a saúde não caminha bem.
A cada consulta, abre-se uma porta vazia, e outro dia é marcado uma nova consulta, aí quem sabe o médico chegará, outra questão é que o médico que determina quando consultas irão atender, chegando aquele número irrisório, as pessoas têm que se deslocar do PSF próximo de sua casa para o ambulatório, então para que PSF? O médico do PSF não tem uma carga horária para ser cumprida? Assim tem sido nossa saúde, que caminha no escuro sem rumo, sem esperança de encontra o caminho da luz. Os pediatras que o digam!
O orçamento da saúde que corresponde 15% de 88 milhões, hoje com a falta de planejamento, passa dos 26% do orçamento total do município, mesmo com todo esse orçamento destinado a área da saúde está vivendo um transtorno nessa Secretaria, que não pode haver erros, tudo pode faltar menos na saúde do cidadão, que tem seu direito assegurado pela Constituição Federal.
Desde que administração assumiu o Paço Municipal, a Secretaria de Saúde vem tentando maquiar as falhas nessa área, está sendo inevitável pela escalação de pessoas que não estão aptas a cuidar da saúde dos cidadãos guairense, que são a maioria moradora da nossa periferia que fazem uso deste importante mecanismo para a vida sem dor, sem lágrimas.
Desde o ano de 2009, houve uma decadência na área da saúde guairense, que sofre com falta de uma política na área, que está evidente nas falas dos cidadãos, desconte com a falta de planejamento pela equipe escalada pelo prefeito: saúde é coisa sério isso não pode faltar na vida da comunidade!
É preciso que tenha humildade e reconhecer os erros de uma equipe sem conhecimento nessa área, que parece gastar o dinheiro público e não encontrar solução para sair desse paradigma que se encontra a saúde municipal.
A saúde na vida da comunidade não pode faltar, para isso é preciso ter conhecimento nessa área, e conhecimento em concretizar política pública, que venha sanar essa deficiência que assola a saúde do nosso município.
A Câmara de Vereadores precisa aprender a falar de saúde, aprender a ouvir a população, e tomar atitudes para que todos vivam com saúde.

Adeir Alves
Educador Físico
E-mail: nossaguaira@hotmail.com

Comentários

Anônimo disse…
Semana passada um Senhor do Bairro João Vaccaro foi consultar no Pronto Socorro no final de semana, pois estava com uma dor no peito, apenas tomou uma injeção, e quando umas horas depois estava em casa, enfartou e morreu, uma vergonha, um descaso muito grande com a saúde dos munícipes mesmo, esta matéria vem de encontro com o que vem ocorrendo com nossa população no dia a dia.