Enviado por e-mails:

Dia Nacional da Consciência Negra

Neste dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, uma história de muitas lutas que foram travados por nossos antepassados durante uma dura luta que durou cerca de 300 anos com a escravidão, porém mesmo a abolição da escravidão em nosso país, nossos irmãos negros continuam nos guetos, nas periferias, sofrendo assim como o descaso dos nossos governantes, que mesmo tendo a sua liberdade, não foram oferecidas condições adequadas a estes, não havendo políticas de públicas de habitação, saúde, educação para esta população.
Ainda hoje vemos o descaso com a população negra, em nosso município não é diferente, a Administração Pública ainda não desenvolveu nenhuma política na área da saúde, como por exemplos campanhas educativas e preventivas com a população negra que sofre mais com doenças, na educação vemos o descumprimento da Lei Federal Nº 10.639, o qual exige a disciplina da história da afro-descendência nas escolas, na cultura não há políticas direcionadas para os negros e nem a valorização deste nesta importante secretaria, e em outras secretarias nem se fala. Enfim a Administração Pública realmente não fez nada significativo, agora como em outros anos e outra administração apenas faz uma semana em comemoração da Consciência Negra, o que é também válido, porém o que precisamos de projetos, ações que realmente vão ao encontro dos interesses da comunidade negra de nossa cidade, que anda esquecida nas periferias de nossa cidade.
Por fim temos um Conselho Municipal da Comunidade Negra que existe há 4 anos, que tem um Presidente que até agora não conseguimos notar os resultados de suas viagens, por meios de ações e projetos que foram propostos ou desenvolvidos por este, porque sabemos a força e importância que tem um Conselho na sociedade, até agora este Conselho não contribuiu de maneira significativa, mas esperamos que ele contribuía, porque afinal não estamos aqui para desmerecer, mas sim cobrar atitudes concretas por parte deste Conselho.
Outra questão que deveria ter sido exigido pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra é o cumprimento do Artigo 197 da Lei da Orgânica do Município em seu Inciso III que determina o dia 20 – Dia da Consciência Negra como feriado municipal, mas o que vimos que tanto este ano, como nos últimos dois anos, houve acordo entre Conselho e a Associação Comercial, onde permitiram a abertura do comércio em troca de outdoors, jogando por água abaixo toda uma luta de 300 anos de nossos irmãos negros e do grande líder Zumbi dos Palmares. Porque será que não mudam outros feriados importantes em nosso calendário? Mas como sempre os negros acabam tendo que ceder, por causa de interesses econômicos de uma classe que pouco se importa com esses, exemplo disto, quantos negros há em nosso comércio trabalhando? Há alguma política do comércio para incluir estes negros no mercado de trabalho?
Mas deixa pra lá para outra discussão, porque infelizmente o Conselho Municipal da Comunidade Negra que deveria ser o defensor desta causa, se manifestou favorável, então esperar o que mais, já que estes são defensores natos da comunidade negra, eleitos para tal finalidade.

Comentários