IFDM – Despencou por que “turma do bem”?


O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda ou melhora dos demais municípios.

Dias atrás, foi divulgada a edição 2011 do IFDM, que faz referência ao ano de 2009 e traz em sua análise comparações com 2008. Pois é, a atual administração que tem como slogan de governo “Uma Guaira muito melhor”, está se fazendo de cega, surda e muda para não ter que explicar a piora vertiginosa de Guaíra no ranking nacional do indice, já em 2009, primeiro ano da “turma do bem” na volta ao poder.

Um desastre: em 2000, o IFDM de Guaíra era 0,7893, ocupando a 84ª colocação no ranking nacional. Em 2005, subiu para 0,8452 e 12ª colocação. Em 2007, a melhora no IFDM foi fantástica, com destaque no jornal Folha de São Paulo. Com o índice de 0,9191 passou a ocupar a 4ª colocação, considerados todos os municípios do Brasil. No mais recente ranking nacional divulgado pela FIRJAN, referente dados de 2009, o IFDM de Guaíra caiu para 0,8146, despencando para a 177ª colocação.
Fonte: http://sergiodemello.wordpress.com

Comentários