Houve um declínio no desenvolvimento do município, conforme dado aferido pelo IFDM - Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

Este ano é um ano eleitoral e nós não podemos deixar de fazermos nossa avaliação sobre o desempenho da administração pública nestes quase quatro anos de administração.
Mas antes de compararmos o progresso do município nesses três anos e meio que o Prefeito José Carlos Augusto (DEM), esteve à frente do Paço Municipal, voltaremos ao tempo.
Em 2008, o município foi indicado a 4º melhor cidade para se viver, conforme dados relatados pelo IFDM, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que afere o desenvolvimento humano, econômico e social, foi uma conquista histórica, em 2008, sendo que Guaíra-SP nunca antes na história tinha alcançado essa posição no ranking, foi uma conquista histórica em nosso município.
Sobretudo, a cidade foi destaque na região, despertando os olhos das grandes empresas, Guaíra-SP se transformou, em um polo de investimentos pelas grandes empresas, com isso, a cidade caminhava para o rumo do progresso, a migração de pessoas e empresas, em busca de uma vida muito melhor, foi inevitável com a propagação do resultado do Índice IFDM, por todo o Brasil.
O poder de investimento, em áreas com saúde, educação, cultura, social, saneamento básico, com recursos provenientes do orçamento municipal, contribuíram muito para que o município alcançasse o 4° lugar no Índice Firjan.
O Índice IFDM Índice Firjan, esse ano teve uma aferição assustadora que levou o município a despencar para 177º posição no ranking, assustando toda população.
Com essa queda brusca que levou o município para 177º posição no ranking, tudo está indica que nesses três últimos anos e meio, o município perdeu o poder de investimento.
Conforme dados sinalizado pelo IFDM, seria um erro de todo administrador público, achar que, em um semestre apenas, construir pequenas obras em curto espaço de tempo irá subir a posição do município no ranking do IFDM. Será um erro que poderá trazer grandes consequências para o futuro do município.
Em 2013, o próximo administrador que assumir o Paço Municipal, terá uma tarefa árdua que é tirar Guaíra da 177º posição do ranking, para que o município volte a caminhar nos trilhos novamente.

Comentários