Campanha para filiação de mulheres está nas redes sociais

Do Geledés Instituto da Mulher Negra:

A campanha lançada pela bancada feminina da Câmara para incentivar o ingresso de mulheres nos partidos políticos já está nas redes sociais – Facebook, Twitter e YouTube. Com o lema "Mulher, tome partido. Filie-se", a meta é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas até o dia 4 de outubro, além de ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no ano que vem.

 O dia 4 de outubro é prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014, explica a deputada Jô MOraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina.


A campanha foi idealizada pelas procuradorias especiais da Mulher da Câmara e do Senado, e conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)

 As organizadoras também esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano. Atualmente, o Congresso possui 46 deputadas e 8 senadoras. Juntas, elas representam apenas 9% do universo de congressistas (594). 

 A primeira fase da campanha, já em andamento, conta com inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. Depois do prazo de filiação, a campanha continuará por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas realmente registrem candidatura. A segunda fase da campanha segue até 30 de junho do ano que vem.

Comentários