Vamos Celebrar o dia 20 de novembro?

Por Adeir Alves

 Dia 20 de novembro de todo ano comemora-se o dia da Consciência Negra – comemoração que teve início na segunda metade dos anos de 1970, com as lutas dos movimentos sociais, contra a discriminação Racial e o direito a igualdade. 

Durante o mês de novembro em todo País, várias atividades são desenvolvidas como as marchas e eventos dedicados à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira


O dia 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra, dia em que é comemorada a morte de Zumbi dos Palmares, guerreiro Negro que lutou contra a escravidão, no século XVII. Foi no dia 20 de novembro de 1695, que Zumbi morreu vítima de uma emboscada na serra dois irmãos, em Pernambuco, que apos um intenso combate, culminou com a destruição dos Palmares. 

Nesta data tão importante para o povo Negro, é importante refletirmos leitores desse humilde blog sobre o que realmente devemos comemorar ou devemos celebrar: a escassez de políticas públicas para os Jovens Negros que estão jogados nas regiões periféricas sem respaldo dos governos? 

Vamos celebrar a falta de comprometimento dos gestores com o povo Negro, quanto a não implantação da Lei Federal 10.639/2003, nas redes de ensino. 

Vamos celebrar o número crescente de mortes de Jovens Negros, no Estado de São Paulo, e a inércia do governado. 

Vamos celebrar as cidades que ainda não criaram suas Secretarias de Igualdade Racial para combater o Racismo. 

Vamos celebrar os comércios por esse Brasil a fora, que insistem em não respeitar o dia 20 de novembro. 

Vamos celebrar a falta de incentivos dos primeiros empregos para os Jovens Negros, sobre o domínio dos governos. 

Vamos celebrar os descasos e a despreocupação dos governos sobre o conhecimento do resgate do povo negro nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. 

Então leitores, o que vamos comemoramos mesmo dia 20 de novembro?

Comentários