Carta Aberta aos Jornalistas Guairenses

Adeir Alves 

 Caros amigos jornalista é com muita alegria e fé a que venho conclamá-los para que todos juntos com a família Guairense abracem e potencializem a riquíssima idéia de realizarmos um acalorado Fórum que possa tratar de assuntos preocupantes como o descontrole da imprensa, bem como discutirmos temas como: “Que imprensa queremos para Guaíra e o que vem causando o sepultamento da ética jornalista. 


Sei que não é fácil viajar todos os dias e, no final de quatros anos, depois de muitos esforços e muita dedicação ser presenteado com um lindo diploma universitário de jornalismo e, mais tarde ver seus sonhos sendo manchados pelos besteiróis produzidos pela deficiência cognitiva da imprensa sem ética, entretanto o sonho de seguir a carreira de jornalismo sob os pilares da ética jornalista, não pode ser destruído num piscar de olhos pelas famílias mercenárias que comandam os meios de comunicação de nossa Guaíra.

Se existe um momento de erguer o jornalismo em nosso município, o momento é sem dúvida esse. É hora de darmos um basta na irresponsabilidade das famílias que estão ferindo a ética do jornalismo, todavia a realização desse excelente Fórum sinalizaria para direcionar o jornalismo Guairense sob os princípios e valores da ética jornalista. As pessoas não podem construir uma estrutura e dizerem que isso é um jornal, isso é uma rádio, é nosso silêncio que permitem que pessoas descontroladas assumam a imprensa mesmo que sem formação em jornalismo vai atirando ofensas, difamando, debochando dos políticos. 

Caros amigos jornalistas é notório que uma notícia manipulada e mentirosa pode acarretar um desequilíbrio em nossa sociedade conduzindo o povo a tomar decisões acerca dos interesses sombrios das famílias que comandam a imprensa sem ética. Dito isso, afirmo a todos vocês jornalistas que amam a forma ética e democrática de fazer jornalismo que o Fórum é de suma importância no sentido de frear a falta de ética perpetrada pela imprensa que aí está, como também proteger o jornalismo das garras afiadas das famílias mercenárias que mantém o poder da imprensa. 

Sei que vocês jornalistas que, como eu, também estão indignados com o novo formato de fabricar jornalismo âncorado nos desejos financeiros, no entanto caros amigos, eu acredito que todos vocês não querem uma sociedade sendo moldada pelos interesses das famílias que mantém o poder da informação manipulada, isso não é fazer jornalismo?

 Caros jornalistas é de grande importância a realização do Fórum para que seu conteúdo possa no futuro construir uma sociedade justa e igualitária que venha a navegar nas águas serenas do jornalismo ético e plural. Uma imprensa que não exclua os direitos dos pobres, dos negros e não oprima que tem direito, enfim uma imprensa que realmente sirva à nossa comunidade. 

Na verdade meus amigos, contudo, o Fórum será a voz do povo e, ao mesmo tempo, uma resposta dos jornalistas sérios à família guairense quanto ao sepultamento da ética jornalista em nosso município.

Comentários